
O antigo chefe do Estado-Maior da Armada, Henrique Gouveia e Melo, apelou este domingo aos portugueses para exercerem o seu direito de voto, no dia em que mais de 10,8 milhões de eleitores são chamados a escolher os 230 deputados à Assembleia da República.
“É importante que exerçam o direito de voto”, disse o agora candidato às presidenciais de 2026, à saída da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, onde votou durante a manhã.
Sem querer desviar o foco das legislativas, Gouveia e Melo evitou qualquer comentário sobre a sua recente candidatura ao Palácio de Belém, anunciada durante a semana, e não respondeu às perguntas dos jornalistas sobre eventuais arrependimentos relativamente ao momento escolhido para o anúncio.
A recusa em abordar o tema presidencial surge numa altura em que a sua entrada na corrida gerou forte mediatismo e reações no meio político.
As urnas estarão abertas até às 19h00 no território continental e na Madeira, encerrando uma hora depois nos Açores, devido à diferença horária. Nesta eleição legislativa antecipada concorrem 21 forças políticas.
Acompanhe ao minuto todos os desenvolvimentos no Diário do Distrito.