A 10ª edição do FITA, Festival Internacional de Teatro do Alentejo, terá início amanhã, quinta-feira, dia 22 de junho, com espetáculos em Beja e Santiago do Cacém, dois dos seis concelhos que receberão o evento este ano.

Em Beja, o Hospital da Misericórdia será o palco da peça “Coração de Antígona”, encenada pelas companhias Lendias d’Encantar, Centro Dramático Galego, El Mura e INAE, às 21h30. Já em Santiago do Cacém, no Auditório Municipal António Chaínho, também às 21h30, será apresentada a peça “La Muñeca Nocturna”, pela Cia. Fantasmágora.

Organizado pela companhia Lendias d’Encantar, sediada em Beja, o festival deste ano terá o Uruguai como país convidado, com quatro espetáculos e uma coprodução envolvendo criadores de Portugal, Uruguai, Cuba e Espanha. Os concelhos parceiros do festival – Beja, Aljustrel, Ferreira do Alentejo, Mértola, Ponte de Sôr e Santiago do Cacém – receberão um total de 21 espetáculos diferentes, proporcionando ao público do Alentejo uma diversidade de apresentações provenientes do Uruguai, Espanha, Argentina, Equador, Colômbia, Chile, Brasil e Portugal.

Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas, especialmente pela falta de apoio da DGArtes, a Lendias d’Encantar decidiu corajosamente dar continuidade ao festival este ano, destacando o apoio do INAE – Instituto Nacional das Artes Escénicas do Uruguai, que contribuiu ativamente para a participação de três produções teatrais do país.

Além disso, esta edição é especial, pois marca o 25º aniversário da Lendias d’Encantar, uma companhia que vai além da criação e produção teatral, envolvendo-se na formação de públicos, na dinamização de atividades para comunidades locais vulneráveis e na programação cultural da região do Alentejo.

Durante o verão, o FITA percorrerá toda a região do Alentejo, do litoral ao interior, proporcionando um programa diversificado, pois acredita-se que o Alentejo é uno na sua essência cultural.

Os espetáculos da Lendias d’Encantar têm sido amplamente reconhecidos e circulado tanto a nível nacional quanto internacional, sendo apresentados em diversos países, como Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Honduras, México, Nicarágua, República Dominicana e Venezuela, com diferentes peças, em múltiplas ocasiões.