
O Instituto Português do Ar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim de semana com clima quente, porém com temperaturas máximas em leve queda em todo o país. Apesar disso, o sol será predominante e o céu estará praticamente limpo.
No sábado, dia 12 de agosto, espera-se uma pequena descida nas temperaturas máximas, com possibilidade de nebulosidade matinal no litoral oeste. Haverá ventos mais fortes nas terras altas e na zona costeira durante a tarde. Algumas regiões, especialmente o Norte e Centro do continente, podem ter nuvens mais densas pela manhã, com possibilidade de chuva fraca.
Embora haja um declínio nas temperaturas, as regiões do Interior e Sul do continente permanecerão sob alerta de calor, destacando-se o distrito de Faro, onde os termómetros podem atingir os 40 graus. Nas zonas costeiras do continente, as temperaturas variam entre 23 e 29 graus.
No arquipélago da Madeira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade nas vertentes norte da ilha da Madeira e na ilha de Porto Santo, além da presença de poeiras em suspensão. Quanto aos Açores, o tempo permanecerá maioritariamente nublado, com o grupo Oriental do arquipélago sendo uma exceção, podendo contar com aguaceiros flexíveis.
No domingo, as condições meteorológicas devem manter-se, com céu pouco nublado ou limpo em todo o continente. O vento será fraco a moderado, com períodos de intensidade forte nas terras altas e nas regiões Centro e Sul. Os avisos amarelos para algumas regras e o alerta laranja para Faro devem permanecer em vigor até às 23 horas de domingo.