
A 20ª temporada do Festival Terras Sem Sombra arrancou este fim de semana, em Mértola, com um programa recheado de música, património e natureza. A organização da associação Pedra Angular, em parceria com os municípios da região, promete uma edição memorável sob o tema “Liberdade, quem a tem chama-lhe sua: Autonomia, Emancipação e Independência na Música (Séculos XII/XXI)”.
Noite de Estrelas nas Sopranos Filipinas
O grande destaque do fim de semana foi o concerto das sopranos filipinas The Nightingales, acompanhadas ao piano pelo maestro português Nuno Margarido Lopes. Na noite de sábado, 25, a Igreja Matriz de Mértola encheu-se para ouvir as vozes angelicais das cantoras, num espetáculo que transportou o público numa viagem musical pelos séculos.
Mergulho na História Mineira e Desvendando Segredos do Solo
Antes do concerto, os amantes da história e da natureza tiveram a oportunidade de participar em duas visitas guiadas. Na tarde de sábado, a visita “De Complexo Mineiro a Património Cultural: A Mina de São Domingos” levou os participantes a explorar a antiga mina, sob a orientação do geólogo João Matos. Já no domingo de manhã, a ação “Por Terras de Vale Formoso: O Solo, Marco de Herança e Obra de Esperança” guiou os participantes pelos trilhos da Herdade de Vale Formoso, com a ajuda da geógrafa Maria José Roxo.
Festival Percorre o Alentejo até Novembro
O Festival Terras Sem Sombra continua a sua viagem pelo Alentejo, animando diversas localidades até novembro. Beja, Ferreira do Alentejo, Odemira, Vidigueira, Castelo de Vide, Montemor-o-Novo, Sines e Coruche são alguns dos concelhos que receberão concertos, workshops e outras atividades. Para além disso, estão previstos dois “concertos-surpresa” em locais ainda a anunciar.
Um Festival para Todos os Gostos
Com uma programação diversificada e acessível a todos, o Festival Terras Sem Sombra é uma ótima oportunidade para desfrutar da cultura, do património e da natureza do Alentejo. Música, história, natureza e muito mais esperam por si nesta edição memorável do festival.
Para mais informações sobre o festival e a sua programação completa, visite o website da associação Pedra Angular ou contacte os municípios participantes.