A 28ª edição da Festa Ibérica da Olaria e do Barro está a decorrer desde ontem até ao dia 26 de maio em Salvatierra de los Barros, na Extremadura espanhola, com a presença de sete olarias do Centro Oleiro de S. Pedro do Corval. Este evento, organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ayuntamiento de Salvatierra de los Barros e Junta de Freguesia de Corval, é um elo de ligação entre os dois maiores centros oleiros da Península Ibérica: S. Pedro do Corval, em Reguengos de Monsaraz, e Salvatierra de los Barros.

Participam cerca de 50 olarias e ceramistas de Portugal e Espanha. Além das olarias de S. Pedro do Corval, esta edição conta com a participação de mais 10 olarias portuguesas, provenientes de diversas regiões do país. Este certame, que se realiza alternadamente em cada município, visa promover a cultura e o turismo transfronteiriços, destacando o valor artístico e artesanal da olaria e delineando estratégias para o seu desenvolvimento económico e profissional.

O programa da 28ª edição inclui demonstrações ao vivo de oleiros e ceramistas, um espetáculo de baile flamenco com Salvador Martínez e um concerto com Sixko Durán. No dia 25 de maio, decorrerão as Jornadas Ibéricas de Olaria e Cerâmica, a exibição de arte floral em barro com Antonio Granero, a atuação da Charanga Los Pintores, um concerto da Banda da Sociedade Filarmónica Corvalense, o espetáculo “O’Hara” em tributo às grandes cantoras espanholas de Pop/Rock e, para encerrar, o Dj Juanma Dávila. O último dia contará com a apresentação do livro “Historia de Salvatierra de la Prehistoria a la Edad Media”, de Alfonso Dominguez, e as atuações de grupos de folclore e música espanhola.

Este encontro cultural e artístico promete proporcionar momentos de partilha e descoberta, celebrando a riqueza e diversidade da tradição oleira ibérica.