
© Município de Montemor-o-Novo
Após 19 anos desde a última edição, a Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com o apoio da Turismo do Alentejo, organizou este evento de três dias, que decorreu de 14 a 16 de junho, proporcionando uma viagem inesquecível ao passado. O castelo, envolto em história, viu-se novamente cheio de vida, transportando os visitantes para uma era em que a vila dentro das muralhas fervilhava com habitantes, artesãos, almocreves, nobres e clérigos.
Várias companhias profissionais, associações, empresas e produtores locais, juntamente com os serviços do Município, uniram-se para oferecer aos presentes uma experiência autêntica e vibrante da época medieval. As atividades incluíram recriações históricas, mercados de artesanato, demonstrações de ofícios antigos e apresentações culturais que cativaram todas as idades.
O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, destacou o sucesso do evento: “A Feira superou enormemente as nossas expetativas. Tivemos milhares e milhares de visitantes que vieram visitar o nosso Castelo, o nosso concelho, e conhecer o nosso património histórico e cultural, que é importantíssimo. Montemor-o-Novo tem mais de 800 anos de história e merece ser celebrado todos os dias”.
O autarca agradeceu ainda o empenho dos trabalhadores do Município: “Foram muitos e muitos trabalhadores que prepararam este evento, prepararam o Castelo para receber estes milhares de visitantes, e também um agradecimento aos agentes locais que também se envolveram e trouxeram grandiosidade à Feira Medieval de Montemor-o-Novo”.
A Feira Medieval de Montemor-o-Novo não só revitalizou o espírito comunitário como também destacou a riqueza histórica e cultural da região, prometendo continuar a ser um evento marcante nos anos vindouros.