
Entre os dias 9 e 11 de fevereiro de 2024, a vila de Entradas, no concelho de Castro Verde, será palco de mais uma edição do Festival Entrudanças, que este ano comemora duas décadas de existência nesta comunidade.
Durante três dias, o festival promete uma atmosfera de animação contagiante, trazendo uma programação diversificada que remete à dança como elemento de identidade partilhada, cruzando pessoas, tradições e o saber-fazer da comunidade local.
Sob o lema “Dançar Ocupando”, o Entrudanças propõe uma jornada centrada na tradição e na partilha de culturas, explorando o contexto do Entrudo através de bailes, concertos, oficinas de dança, passeios, visitas, gastronomia, exposições e propostas artísticas nacionais e internacionais. Destaque-se ainda a presença do cante alentejano, da viola campaniça e do artesanato local, elementos enriquecedores que completam esta celebração.
No âmbito do festival, merece destaque o trabalho artístico realizado em colaboração com a comunidade local, um processo que se estende por mais de um mês, onde pessoas de todas as idades participam de forma criativa e única nas propostas delineadas por artistas convidados. Este projeto, denominado “Pessoas Cheias de Território”, terá o seu resultado apresentado ao público durante os dias do Entrudanças.
Este projeto artístico desafia crianças e idosos a participar em iniciativas colaborativas e criativas, promovendo o contacto intergeracional, fundamental para a transmissão e preservação das práticas culturais, bem como para a sua adaptação aos tempos atuais.
O programa completo do Entrudanças 2024 será revelado em breve. Entretanto, já está em curso a venda antecipada de Passes Gerais (válidos para os 3 dias), os quais podem ser adquiridos através do formulário online disponível em https://docs.google.com/forms/d/18oJupCuW2oCrxCJyPiASo-W__shZ2EQi_82U6Mgq_wI/viewform?edit_requested=true.
O formulário de venda online estará disponível de 5 de janeiro a 7 de fevereiro.
O festival é uma organização conjunta da Câmara Municipal de Castro Verde, Associação PédeXumbo e Junta de Freguesia de Entradas, contando com o apoio da Direção Geral das Artes e da Rede Expressos.