
Quatro unidades de enoturismo da região do Alentejo foram distinguidas na primeira edição nacional das Chaves MICHELIN, nova categoria do prestigiado guia internacional que reconhece os melhores hotéis portugueses. A Quinta do Paral (Vidigueira), Torre de Palma Wine Hotel (Monforte), Herdade da Malhadinha Nova (Albernoa) e São Lourenço do Barrocal (Monsaraz) integram a lista de premiados.
Entre os quatro enoturismos distinguidos no Alentejo, a Quinta do Paral e a Torre de Palma Wine Hotel foram galardoadas com duas Chaves MICHELIN, distinção atribuída a unidades que proporcionam estadias excecionais e memoráveis, segundo os critérios do guia.
Em comunicado, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) considera que esta distinção representa um «reconhecimento claro da qualidade e sofisticação da oferta enoturística do Alentejo». A mesma entidade acrescenta que «ver quatro unidades produtoras da região entre os melhores hotéis do país reforça o nosso posicionamento enquanto destino de excelência, onde o vinho e a hospitalidade caminham lado a lado».
O enoturismo no Alentejo tem registado um crescimento sustentado, assinalando em 2024 o melhor ano de sempre, com um total de 195 mil visitantes. Este número representa um aumento de 21,6% face ao ano anterior, com destaque para o mercado nacional, o Brasil e os Estados Unidos da América como principais origens dos visitantes.
A categoria Chaves MICHELIN reconhece hotéis que se destacam pela excelência da hospitalidade, autenticidade da experiência oferecida e qualidade do serviço, sendo esta a primeira vez que o guia inclui alojamentos portugueses nesta distinção.