
O Jardim da República acolheu, no passado domingo, dia 16 de junho, o já tradicional Encontro de Música Tradicional, organizado pelo Rancho Folclórico de Penamacor, que voltou a trazer uma vibrante celebração cultural à Vila.
Com uma boa moldura humana presente, o evento contou com a participação de diversos grupos nacionais e internacionais, destacando-se como um importante momento de promoção e divulgação da música e da cultura popular. O objetivo principal foi dar a conhecer ao público as tradições musicais e etnográficas de diferentes regiões.
Este ano, o Encontro de Música Tradicional contou com as participações do Rancho Folclórico Os Rancheiros de Vila Fria (Oeiras / Área Metropolitana de Lisboa), do Rancho Folclórico de Escalos de Cima (Beira Interior Sul), dos Gaiteiros do Covão d’ Almeida (Condeixa / Beira Litoral), do Grupo de Folklore Aires Montehermoseños (Cáceres / Espanha) e do anfitrião Rancho Folclórico de Penamacor (Beira Baixa).
Além das atuações tradicionais, houve espaço para uma desgarrada a cargo do Duo Diogo Acordeonista e Marco Marques, que animou ainda mais o evento.
A iniciativa contou com o apoio do Município de Penamacor e da Junta de Freguesia locais. O evento teve a presença do Vereador José António Ramos e da Presidente da Assembleia Municipal Valéria Gonçalves, que entregaram lembranças aos grupos participantes. Também esteve presente Ilídia Cruchinho, Vice-Presidente da Câmara, em representação da Direção do Rancho anfitrião.
Ilídia Cruchinho expressou gratidão pelo apoio das diversas entidades ao Rancho, o que permite a realização do encontro anualmente. A vice-presidente elogiou também os membros do grupo pelo seu trabalho e dedicação que garantem a continuidade do evento. Valéria Gonçalves, por sua vez, agradeceu ao Rancho Folclórico de Penamacor por manter vivas as tradições, a música e o folclore locais, além de promover o nome da Vila por todo o país. “Bem-hajam por elevarem o nome da nossa Vila”, afirmou.
O Encontro de Música Tradicional em Penamacor reafirma-se, assim, como uma celebração essencial para a preservação e promoção da cultura popular, atraindo cada vez mais público e consolidando-se como um evento de referência na região.