Os resultados das Legislativas de 18 de maio nas Uniões de Freguesias de Oliveira de Azeméis não revelaram surpresas. Os territórios agregados seguiram a tendência mostrada pelas restantes freguesias com a AD Coligação PSD/CDS a obter a maioria dos votos, Partido Socialista (PS) em segundo e, em terceiro lugar, o CHEGA.
No Correio de Azeméis lançámos o desafio de analisar os números se as freguesias estivessem independentes. Nesse trabalho foi possível concluir que apenas em dois casos, Pinheiro da Bemposta e Madail, é que alternaram a tendência concelhia, colocando o CHEGA à frente dos Socialistas.
Fora do pódio eleitoral é possível notar algumas trocas, como por exemplo em Pindelo, com o Livre a ficar à frente da Iniciativa Liberal, ou em Santiago de Riba-Ul, com a CDU a ficar à frente do PAN.
Regra geral, a ordem permaneceu a mesma das restantes freguesias e do concelho.
Desagregação a caminho, mas resultados unidos
A desagregação entre Nogueira do Cravo e Pindelo foi confirmada pela Assembleia da República, mas no que toca aos resultados eleitorais continuam a mostrar-se bastante unidas. A ordem de resultados eleitorais é semelhante nas duas freguesias com esporádicos de troca de posições. Em Pindelo, o Livre conquista mais votos e estabelece-se como quarta força política à frente da IL, enquanto que em Nogueira do Cravo o PAN fica à frente do Bloco de Esquerda, por exemplo.