A Guarda Nacional Republicana (GNR) foi acionada esta sexta-feira, dia 23 de maio, pela manhã após o alerta de que uma criança se encontrava sozinha na estação ferroviária do Pinhal Novo, no concelho de Setúbal, sem a presença de qualquer adulto responsável.

O menor, um rapaz de 5 anos, foi encontrado a deambular pelo local, o que levou à intervenção imediata das autoridades.

A GNR deslocou-se ao local e iniciou diligências para apurar a identidade do menor e localizar familiares.

Após alguns contactos, foi possível estabelecer comunicação com um familiar, que prontamente informou a mãe da criança sobre a situação, a mãe, deslocou-se ao local para averiguar os contornos do sucedido e, em seguida, foi possível devolver a criança à sua família.

O menino escontra-se bem e não apresentava sinais de ferimentos, contudo, a situação será sinalizada à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ), que deverá avaliar eventuais medidas de proteção a aplicar.

Este caso em particular é o terceiro apenas nesta semana envolvendo crianças deixadas sozinhas em locais públicos.

Uma criança de cerca de três anos foi encontrada sozinha dentro de um carrinho de bebé na estação de metro do Terminal Fluvial de Cacilhas, e uma menina de dois anos foi deixada, alegadamente por engano, numa escola em Odivelas.

Em todos os casos, os menores já foram entregues aos pais, mas a situação levanta questões sobre a segurança e o bem-estar das crianças.