
Precipitação regressa amanhã e promete ajudar no combate aos fogos que afetam o Centro e Norte do país
Depois de uma semana marcada por calor intenso e ventos fortes que dificultaram o combate aos incêndios, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) anunciou boas notícias: a chuva regressa já amanhã, dia 19 de setembro, e deve prolongar-se durante o fim de semana.
A precipitação prevista é um alívio bem-vindo para as áreas afetadas pelos incêndios que, desde o fim de semana, já causaram sete mortes, feriram mais de 50 pessoas e destruíram várias residências. A chuva deverá ajudar significativamente no combate às chamas que lavram no Centro e Norte do país.
Amanhã, a chuva irá afetar várias regiões, incluindo Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Évora e Beja. As temperaturas máximas vão descer para abaixo dos 30ºC, com exceção de Santarém, onde os termómetros deverão alcançar os 31ºC.
Na sexta-feira, a precipitação estender-se-á a Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Bragança, Porto, Aveiro, Viseu, Leiria, Lisboa e Faro. As temperaturas continuarão a baixar, não ultrapassando os 27ºC de máxima em nenhum distrito.
Nos Açores e na Madeira, o céu estará nublado, com temperaturas variando entre os 25ºC e os 26ºC tanto na quinta quanto na sexta-feira.
A chegada da chuva e a descida das temperaturas são esperadas com grande esperança, tanto para o combate aos incêndios em curso quanto para a recuperação das áreas afetadas.