O concelho da Chamusca prepara-se para receber mais um fim de semana repleto de sabores tradicionais com a segunda edição do Festival das Sopas Ribatejanas, que decorre nos dias 22, 23 e 24 de março. O evento terá lugar na pitoresca freguesia de Vale de Cavalos e promete uma celebração da gastronomia regional, com uma vasta oferta que inclui showcookings, folclore, música tradicional, animação musical, caminhada, workshops, exposição de produtores e de agentes económicos. A entrada é livre para todos os visitantes.

Depois do êxito alcançado na edição anterior, onde foram consumidos mais de 1 250 litros de sopa e recebidos mais de quatro mil visitantes, a Freguesia Vale de Cavalos volta a receber o Festival das Sopas Ribatejanas, numa organização conjunta entre o Município da Chamusca e a Junta de Freguesia de Vale de Cavalos.

Este evento, há muito aguardado pela população valcavalense, tem como principal objetivo a divulgação e valorização das sopas ribatejanas, contando para tal com a colaboração de associações, coletividades e agentes económicos locais.

Ao longo dos três dias do Festival, os visitantes terão oportunidade de degustar cerca de 13 variedades de sopas típicas ribatejanas, entre as quais se destacam a sopa de carneiro com feijão verde e a sopa de agrião, vencedoras do 2º e 3º lugar na edição anterior, juntamente com outras iguarias como sopa de arroz com tripas, sopa de fraca do campo, canja, sopa do campo (entulho), sopa de cogumelos, sopa d’aldeia, couve com feijão, caldo verde, sopa de peixe e sopa de pedra, e sopa de grão com massa. Todas estas delícias são confecionadas com os produtos endógenos do concelho, garantindo assim a autenticidade e o sabor tradicional da região.

Além das sopas, os visitantes poderão também desfrutar de uma variedade de petiscos, tais como carne de alguidar, moelas, bifanas, carapaus fritos, ovos mexidos com farinheira e pica-pau.

O programa do festival inclui ainda outras atividades, como showcookings, espetáculos de música tradicional, workshops, caminhadas, expositores locais, artesanato, folclore e diversas atividades e jogos para crianças, com a participação dos Agentes Vitamina.

Um dos momentos altos do evento será o showcooking com a participação do conceituado Chef José Maria Lino, que irá confecionar sopa de peixe do rio e suas ovas. Durante o Festival das Sopas, serão também realizados outros showcookings dinamizados por diversas entidades locais, nos quais serão apresentadas várias receitas tradicionais.

A animação musical está garantida ao longo dos três dias, com a presença de grupos como Los Chupitos (22 de março), Siga a Farra (23 de março) e Los Invictus & Amigos (24 de março), bem como com a atuação dos DJs Thiago Moita e Vassalo, nos dias 22 e 23 de março, respetivamente.

Considerada o prato mais antigo do mundo, a sopa assume um lugar de destaque na gastronomia portuguesa, sendo apreciada tanto nos dias frios de inverno como nas tardes quentes de verão. Para os amantes da boa comida, a sopa pode mesmo constituir o prato principal, dada a sua riqueza nutricional e versatilidade.

Nesta segunda edição do Festival das Sopas Ribatejanas de Vale de Cavalos, convidamos todos a embarcar numa viagem pelos sabores, cores e tradições do Ribatejo. A mostra gastronómica decorre no Largo de Nossa Senhora dos Remédios em Vale de Cavalos, com entrada livre para todos os interessados em descobrir o melhor da gastronomia regional.