Depois de meses de intervenção, a cerimónia de inauguração da Estação de Mondim, na freguesia de Veade, em Celorico de Basto, aconteceu este domingo. A estação faz articulação com a ecopista e a sua recuperação assentou na preservação dos materiais recuperados.

Para o presidente de Câmara José Peixoto Lima, a reabilitação da Estação de Mondim significou um investimento de “preservação do património”, capaz de dotar o concelho de “fatores de atração turística”, para além de aumentar a qualidade de vida dos habitantes de Veade.

“Vamos dar início a uma nova etapa com a abertura ao público deste conjunto”, referiu durante o discurso deste domingo.

“Será um espaço de promoção dos produtos locais, um local de degustação, um ponto de descanso, um local atrativo numa das ecopistas maiores do país e que ambicionamos ser das melhores do país”, frisou, aludindo ao facto dos espaços serem, futuramente, concessionados a empresas privada para alojamento, promoção turística e gastronómica.

“A gestão destas estações exigirá que o espaço esteja aberto de forma permanente, asseado, limpo e com serviços vários de apoio aos turistas e aos utilizadores da ecopista”, disse ainda. Uma recuperação possível através de candidaturas a fundos comunitários.