
A Cávado Mobilidade – que resulta do Concurso de Concessão de Serviço de Transporte Público de Passageiros no Cávado lançado pela CIM do Cávado, em 2020 – realizou, no período de dezembro de 2024 a maio de 2025, um inquérito de satisfação dirigido aos seus utentes.

A implementação deste primeiro inquérito, que teve como objetivo avaliar diferentes indicadores bem como otimizar a qualidade dos serviços de transportes, foi composto por 35 questões de respostas rápidas e permitiu recolher opiniões, sugestões e averiguar em que medida a concessão e os serviços de transporte existentes nesta subregião se adequam às necessidades de mobilidade da população.
Dos diferentes indicadores avaliados, entre outros, a “informação dada pelo motorista, quando solicitada”, a “fiabilidade”, o “tempo de duração da viagem / rapidez da viagem e a “limpeza | conforto da viatura” alcançaram resultados bastante positivos atingindo, numa escala de 0 a 5, uma média de 4.11.
Numa amostra de 300 inquiridos, com idades compreendidas entre os 18 e 65 anos, os resultados demonstram que mais aproximadamente 64% dos passageiros têm menos de 23 anos.
Paralelamente, 73% dos utilizadores diários dos transportes públicos, não têm viatura própria e que grande maioria – 61% – utiliza por motivos de estudo.
A implementação dos inquéritos realizou-se de modo presencial, em várias linhas dos 6 Municípios que compõem a CIM do Cávado, e os resultados globais do inquérito revelam um grau de satisfação elevado.
Com este inquérito é possível um conhecimento aprofundado da perceção atual dos utentes relativamente a este serviço, bem como avaliar a imagem que os mesmos têm relativamente à Cávado Mobilidade, como avaliam a qualidade e quais as expectativas de melhoria em relação do serviço prestado, bem como identificar novas estratégias de comunicação, operação e inovação que se adequam às necessidades de mobilidade dos utentes desta subregião.
Depois deste primeiro passo na avaliação dos serviços prestados, a Cávado Mobilidade pretende implementar este tipo de inquéritos com periodicidade semestral, acrescentando a possibilidade de preenchimento dos mesmos via online.