
A Câmara de Coimbra concluiu a reabilitação da Casa das Cruzes, na Alta da cidade, transformando o edifício, antigo espaço da Irmandade da Misericórdia (século XVI), num conjunto de 17 habitações sociais municipais, adianta hoje em nota a autarquia.
O projeto representa um investimento de 959.227,70 euros e foi financiado pelo programa comunitário Centro 2020.
No início de agosto, as habitações vão começar a ser ocupadas de acordo com a análise técnica da Divisão de Habitação Social.
As novas habitações em plena zona histórica de Coimbra destinam-se, sobretudo, a pessoas desempregadas em formação profissional e trabalhadores em situação de transição, no âmbito do programa “Residência Ganhar Autonomia”, integrado nos Planos de Ação de Regeneração Urbana (PARU) e Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano (PEDU).
O objetivo é proporcionar soluções de alojamento temporário que facilitem a autonomização e a integração social e profissional dos beneficiários.
O edifício, com quatro pisos e acessos pela Rua das Esteirinhas e Palácios Confusos, foi totalmente reconfigurado para responder às atuais exigências habitacionais e com o objetivo de transformar o espaço em pequenas unidades autónomas. A intervenção incluiu a criação de um pátio interno para iluminação e ventilação natural e a distribuição dos fogos por tipologias T0 a T2, mantando espaços comuns como sala comunitária e lavandaria.
As novas habitações foram apresentadas hoje, 29 de julho, com a presença do presidente CM de Coimbra, José Manuel Silva, e da vereadora da Habitação, Ana Cortez Vaz, e estima-se que possam ser habitadas no início de agosto, de acordo com a análise técnica da Divisão de Habitação Social.