
Com a animação característica e a tradição em destaque, deu-se início nesta quinta-feira ao Carnaval Alpalhoeiro, um dos eventos mais genuínos e tradicionais da região do Alto Alentejo. Marcando presença como um dos principais elementos culturais da vila de Alpalhão, no Concelho de Nisa, este Carnaval promete semanas de festividades intensas, repletas de folia e respeito pelas raízes tradicionais.
As celebrações começaram no “Dia de Compadres”, marcado por uma atmosfera peculiar em que as mulheres trajaram luto, participando no “Enterro do Compadres”. Este evento tradicional foi animado por elementos como ortigões, chocalhos e os característicos e satíricos prantos das comadres, preservando assim a autenticidade e singularidade desta celebração.
O Carnaval Alpalhoeiro prossegue com um amplo programa de atividades que culminará no “funeral” do Entrudo, agendado para o dia 13 de fevereiro. Os eventos incluem um desfile temático no “Domingo Magro” (4 de fevereiro), com o tema “Profissões”, destacando a criatividade e o espírito comunitário da vila.
A tradição dos trajes tradicionais, autênticas peças de artesanato, é um dos destaques do Carnaval em Alpalhão. As mulheres envergam orgulhosamente estes trajes, adornando as ruas da vila durante o “Dia de Comadres” (8 de fevereiro) com o desfile das crianças, e no “Domingo Gordo” (10 de fevereiro), no grandioso desfile das Contradanças, considerado o ponto alto das festividades.
Os dias que antecedem o “Entrudo” oferecem uma série de novidades, incluindo o desfile das crianças do Jardim de Infância e da Creche da SCMA na sexta-feira (9 de fevereiro), e um evento tauromáquico promovido pela Associação do Redondel no sábado (10 de fevereiro), antecedendo o habitual Baile de Máscaras na Tapada das Safras.
A “Segunda de Ciganas” é destacada como outro ponto alto do Carnaval Alpalhoeiro, proporcionando momentos singulares e uma divertida caricatura da etnia cigana, realizada com respeito e tradição pelos foliões.
Todas estas iniciativas são organizadas pela Sociedade Recreativa Alpalhoense, em colaboração com o Grupo de Contradanças e a Junta de Freguesia de Alpalhão, que desempenham um papel crucial na preservação e promoção deste autêntico e tradicional Carnaval. As festividades incluem ainda bailes e matinés na “casa mãe” do Carnaval Alpalhoeiro, reforçando o papel central desta associação na celebração da cultura e da tradição local. O Alto Alentejo espera ansiosamente por mais dias de celebração, união e alegria que o Carnaval Alpalhoeiro proporciona a todos os seus habitantes e visitantes.