
O terceiro dia do Campeonato de Portugal de Cruzeiros – ORC 2025 foi marcado por uma das etapas mais emblemáticas da prova, combinando excelentes condições de navegação com um cenário natural único ao longo da costa sul da Madeira, refere nota à imprensa da organização.
A largada teve lugar na Baía de Machico, seguindo-se uma primeira rondagem ao largo do Porto do Caniçal, e depois uma espetacular aproximação às Ilhas Desertas, com a frota a contornar uma bóia junto ao Ilhéu Chão. O percurso seguiu pela Ponta de São Lourenço, culminando com a chegada em frente ao Dreams Madeira Resort, Spa & Marina.
O ambiente entre as tripulações foi de entusiasmo e fair play, com destaque para os comentários de vários skippers que sublinharam: “Uma etapa que conjuga técnica, beleza e um desafio digno de um campeonato nacional.”
Classificação geral após o 3.º dia
ORC A
1.º Lanzarote Sailing Paradise – 7,5 pts
2.º Cash-A-Lot – 9 pts
3.º Super Açor Xis – 10,5 pts
4.º Swing – 21 pts
5.º Wanderlust – 23 pts
6.º AYE – 25,5 pts
7.º Vadio IV – 29,5 pts
ORC B
1.º Marujo – 5,5 pts
2.º Supernova – 8 pts
3.º Naval Experience – 25,5 pts
4.º Miadois – 27 pts
5.º Guanche – 28,5 pts
6.º Altamar I – 31,5 pts
A competição prossegue amanhã com sua regatas previstas na zona da baía do Caniçal. As condições meteorológicas previstas prometem mais um dia competitivo e decisivo.
O Campeonato de Portugal ORC 2025 é uma organização da Federação Portuguesa de Vela, com o apoio da Associação Regional de Vela da Madeira, do Clube Naval do Porto Santo, da Porto Santo Line, das Câmaras Municipais do Funchal e de Machico, do Dreams Madeira Resort, Spa & Marina, da APRAM e do Turismo da Madeira.