Projeto encerrou na terça-feira, dia 24 de junho.

O projeto “Herbário Escolar de Plantas Invasoras”, promoveu ações de literacia ambiental na Escola Básica de Cantanhede-Sul, através da criação de um herbário escolar de plantas exóticas invasoras e do contacto com a natureza.


O Gabinete Técnico Florestal do Município de Cantanhede realizou uma ação de formação e sensibilização junto de uma turma do 3.º ano da EB1 Cantanhede-Sul, dotando as crianças de conceitos básicos sobre a importância da flora nativa e dos impactos que as plantas exóticas invasoras podem causar nos ecossistemas.


Esta iniciativa permitiu aos alunos conhecer, identificar e manusear estas plantas invasoras, contribuindo para a sua sensibilização ambiental e formação enquanto cidadãos conscientes e responsáveis.


Além desta ação, o Gabinete Técnico Florestal do Município realizou ainda uma saída de campo com estas crianças, com o objetivo de identificarem na natureza as plantas exóticas invasoras e, bem assim, recolher as mesmas em segurança, de forma a poderem ser utilizadas no herbário que os alunos executaram.


“Trata-se de um projeto inovador, em contexto escolar, que envolve ciência, educação ambiental e educação para a cidadania, de grande relevância e interesse em termos educativos”, destacou o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, com o
pelouro da Educação, Pedro Cardoso, durante a sessão em que elogiou os vários intervenientes, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos alunos e sublinhou o valor
pedagógico e científico da iniciativa.


Este projeto foi uma iniciativa da “Educ@rteNatureza”, sendo uma promoção conjunta da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, da Universidade Aberta e do Município de Cantanhede, através do seu Gabinete Técnico Florestal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva, o programa Eco-Escolas e o Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.