O Município de Braga assinalou, pela primeira vez, o Dia Municipal do Voluntariado, com um evento realizado esta quinta-feira, 15 de maio, no Espaço Vita. A sessão reuniu várias entidades nacionais com intervenção relevante na área do voluntariado, destacando-se pela partilha de boas práticas, inspiração de projetos e reforço da importância de um voluntariado estruturado e sustentável.

A cerimónia foi marcada pela integração de novos parceiros na rede “Braga Voluntária”, estrutura municipal que já conta com mais de 65 entidades parceiras e cerca de 300 voluntários envolvidos.

 

O grande momento da sessão foi a entrega do Galardão Autarquia Voluntária ao Município de Braga, distinção atribuída pela Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, como reconhecimento do trabalho desenvolvido na promoção e valorização do voluntariado a nível local.

Braga recebeu ainda o Selo de Qualidade em Voluntariado “Join4Change”, da Confederação Portuguesa do Voluntariado, que certifica a existência e implementação de um sistema de gestão de excelência nos programas de voluntariado promovidos pelo Município.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, afirmou que o aumento do número de voluntários representa “dinamismo e da forte adesão da comunidade ao voluntariado local”. “Já são cerca de 300 os voluntários que integram a nossa estrutura municipal de voluntariado. Neste dia em que, pela primeira vez, celebramos o Dia Municipal do Voluntariado, prestamos tributo a todos aqueles que dão um pouco de si em benefício da comunidade”, referiu.

Durante o evento, foram apresentados vários projetos que ilustram a diversidade do voluntariado em Braga. Subiram ao palco Joana Meneses Fernandes, da Missão Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura; Miguel Coimbra e Catarina Lages, da Farmácia de Lamaçães, na vertente do voluntariado empresarial; e Fátima Faria e Cecília Morgado, em representação do Hospital de Braga.

Foi ainda dado especial destaque ao “Voluntaria-te”, um programa promovido pelo Município de Braga e dirigido a jovens dos 15 aos 30 anos, reforçando o compromisso de Braga com a mobilização cívica das novas gerações.