
No próximo dia 16 de junho, em Panóias, será realizado o evento “Baixo Alentejo, Terra com Memória”, uma iniciativa que visa preservar, promover e divulgar os processos e práticas musicais, manifestações e memórias da cultura popular em 13 localidades do Baixo Alentejo . Através da coleta e gravação de áudio e vídeo de momentos musicais e tradições orais, busca-se resgatou a memória coletiva de cada comunidade.
Os vídeos produzidos serão disponibilizados em formato digital, online e por meio da leitura de código QR, tanto em um mapa quanto em painéis ilustrados apresentados em cada localidade. O objetivo é divulgar o património humano do Baixo Alentejo por meio de músicas, poemas, trava-línguas e lendas, enaltecendo a identidade dos locais. Ao mesmo tempo, busca-se diversificar a oferta turística da região, promovendo a abertura e dinamização de novos espaços para visitação e envolvimento com as comunidades locais nessa proposta.
A CIMBAL (Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo) está empenhada na promoção de um Território Sustentável, valorizando a identidade e o património cultural imaterial da região do Baixo Alentejo. A iniciativa “Baixo Alentejo, Terra com Memória” é promovida no âmbito da candidatura “Património Cultural Imaterial do Baixo Alentejo – Proteção, Valorização, Promoção e Divulgação”, que conta com o apoio financeiro do Alentejo2020 e do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Com essa iniciativa, pretende-se não apenas preservar e divulgar as tradições culturais, mas também fortalecer o sentimento de pertencimento das comunidades e respeitar o turismo na região. É uma oportunidade para os visitantes e moradores conhecerem de perto a riqueza histórica e cultural do Baixo Alentejo, mergulhando nas tradições e experiências únicas que essa região tem a oferecer.