
A Auto Viação do Tâmega suspendeu a renovação dos passes mensais dos passageiros que utilizam os autocarros na região do Alto Tâmega e Barroso por tempo indeterminado.
Em causa está o diferendo com a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso (CIMAT) em relação à concessão da rede de transportes de passageiros.
A empresa espanhola Flaviamobil tinha assegurado em 2022 a concessão do transporte rodoviário de passageiros nos seis concelhos da região durante sete anos, num investimento de cerca de seis milhões de euros.
Contudo, a empresa informou a CIMAT que não tinha condições, nem capacidade para efetuar o transporte de passageiros na região.
A solução encontrada pela CIMAT foi adjudicar a rede de transportes à Auto Viação do Tâmega que se comprometeu a garantir o serviço até ao final do ano de 2023.
Enquanto não for celebrado um novo acordo entre a Auto Viação do Tâmega e a CIMAT que permita assegurar o transporte de passageiros para 2024, a operadora de transportes suspendeu a partir do mês de dezembro e por tempo indeterminado a renovação dos passes mensais na região.