O geólogo e investigador da Universidade de Évora Noel Moreira vai liderar a candidatura da CDU à Câmara de Estremoz, no distrito de Évora, gerida pelo PS, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a CDU indicou que o candidato é geólogo, doutorado em Ciências da Terra e investigador na Universidade de Évora e tem trabalhado na área da “geologia do Alentejo e na valorização dos seus recursos geológicos”.

Noel Alexandre Fontes Moreira, de 37 anos, é membro do Conselho Geral da academia alentejana desde 2024 e foi comunicador de ciência no Centro Ciência Viva de Estremoz, entre 2009 e 2012.

Membro do executivo da Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP, o candidato é deputado municipal em Estremoz, desde 2017, eleito por esta coligação.

É ainda dirigente associativo na Sociedade Harmonia Eborense, em Évora, e coordenador do Grupo de Especialidade da Sociedade Geológica de Portugal.

Noel Moreira junta-se aos outros quatro candidatos que já tinham sido anunciados, nomeadamente o atual presidente, José Daniel Sádio, pelo PS, e o ex-presidente Luís Mourinha, pelo Movimento Independente por Estremoz (MIETZ).

As outras duas candidaturas anteriormente anunciadas são a da atual vereadora Sónia Ramos, pela coligação PSD/CDS-PP, e a de Rui Jorge Coronha, pelo partido Chega.

O atual executivo municipal é composto por três eleitos do PS, outros três do MIETZ e um da coligação PSD/CDS-PP/PPM.

As próximas eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.