
Reguengos de Monsaraz, Mourão e Redondo serão palco da quinta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
De 19 a 22 de setembro, o Alentejo acolherá a Baja TT Sharish Gin, a quinta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno (CNTT), que levará 138 concorrentes a percorrer trilhos nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Redondo. O percurso, com mais de 500 km, inclui 306 km cronometrados, onde os principais pilotos das categorias de Moto, Quad e SSV lutarão pela vitória.
Disputa acirrada nas duas rodas
Na competição Moto, Martim Ventura, em Husqvarna, chega a esta etapa na liderança do campeonato, com três vitórias já conquistadas esta temporada. Contudo, a disputa promete ser renhida, com o veterano António Maio, em Yamaha, que busca a sua primeira vitória do ano, depois de ter vencido em 2023. Bruno Santos, outro forte candidato em Husqvarna, também merece destaque pelo seu desempenho internacional. A prova contará ainda com a participação de pilotos de renome como Tomás Dias e Gustavo Gaudêncio (Honda), João Duarte, Salvador Amaral, e os irmãos Bernardo e David Megre (Kawasaki).
Quad: A luta pelos primeiros lugares
Nos Quad, a batalha pela liderança será intensa. João Vale, em Can-Am, vencedor do campeonato no ano passado e atual líder, enfrentará o jovem Rodrigo Alves (Yamaha), que já somou duas vitórias este ano, e o campeão Luís Fernandes (Yamaha). Com apenas 11 pontos a separar os três pilotos, a expectativa é de uma corrida muito disputada. Tiago Gomes, em KTM, poderá também surpreender e lutar por um lugar no pódio.
SSV: Quatro líderes separados por apenas 7 pontos
Nos SSV, a competição é sempre imprevisível e conta com um extenso leque de candidatos à vitória. Pedro Pinha, vencedor em Lagos e atual líder do campeonato, está apenas três pontos à frente de Pedro Santinho Mendes, vencedor das duas primeiras corridas. Luís Cidade e Sérgio Batista, também vencedores de provas este ano, completam o grupo dos quatro primeiros, que estão separados por apenas 7 pontos. Entre os favoritos, em Can-Am, destacam-se ainda Hélder Rodrigues, Roberto Borrego e Pedro Grancha, entre outros.
Além dos principais nomes da categoria, os troféus monomarca Yamaha, Polaris e Segway também prometem animar a competição. Jorge Lopes lidera a Classe Open da Yamaha, enquanto Rafael Caseiro comanda a Classe Stock. Arnaldo Monteiro, que lidera o Troféu Polaris, também ocupa a primeira posição do Campeonato Stock, e no Troféu Segway, a estreia fica a cargo de André Rodrigues, que lidera a competição.
O regresso feminino e a estreia do jovem Domingos Cunha
Entre os destaques desta edição da Baja TT Sharish Gin está o regresso de uma participação feminina à competição Moto. Sandra Brás, aos comandos de uma Husqvarna da Classe Trail, marcará a sua presença. Outra estreia será a de Domingos Cunha, campeão da Mini Baja, que, com apenas 16 anos, acompanhará o seu pai Tiago Cunha num Can-Am.
Percurso e calendário da prova
A 36ª edição da Baja TT Sharish Gin, também pontuável para o FIM European Baja Championship, arrancará na sexta-feira, dia 20 de setembro, com um setor seletivo de 28 km. No sábado, os pilotos enfrentarão um setor de 190 km, e no domingo, o último setor, de 160 km, decidirá os vencedores. A entrega de prémios está marcada para as 15h30 de domingo, encerrando assim mais uma emocionante etapa do CNTT no Alentejo.