
Celebra-se esta quinta-feira, 22 de maio de 2025, o Dia Internacional da Biodiversidade Biológica, uma data instituída pelas Nações Unidas para sensibilizar a população global para a importância da conservação da diversidade biológica e dos ecossistemas.
A data foi escolhida em homenagem à adoção do texto final da Convenção da Diversidade Biológica, ocorrida a 22 de maio de 1992. Desde então, a efeméride tem sido um marco anual para refletir sobre o impacto das ações humanas na natureza e promover soluções sustentáveis que garantam o equilíbrio entre o desenvolvimento e a preservação do planeta.
Todos os anos, o Dia da Biodiversidade é celebrado sob um tema específico, que orienta as iniciativas e campanhas a nível mundial. Em 2020, por exemplo, o mote foi “Nossas soluções estão na natureza”, destacando o papel essencial dos ecossistemas saudáveis no combate às alterações climáticas, segurança alimentar e saúde pública. Outros temas de anos anteriores incluíram:
- 2019: “Nossa biodiversidade, nossa comida, nossa saúde”
- 2018: “Celebração dos 25 anos de Ação para a Diversidade Biológica”
- 2017: “Biodiversidade e Turismo Sustentável”
- 2016: “Integração da Biodiversidade para apoio às populações e aos seus meios de subsistência”
- 2015: “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”
- 2014: “Água e Biodiversidade”
- 2013: “Biodiversidade Insular”
Em Portugal, a data é assinalada com diversas atividades educativas, seminários e ações de sensibilização, frequentemente promovidas pelas Câmaras Municipais, em colaboração com escolas, universidades e associações ambientais.
A celebração da biodiversidade é também um apelo à ação individual e coletiva. Preservar os habitats naturais, proteger as espécies ameaçadas e adotar práticas sustentáveis são passos essenciais para garantir um futuro equilibrado para as próximas gerações.
O tema para 2025 ainda não foi oficialmente divulgado pelas Nações Unidas, mas espera-se que continue a destacar a urgência de agir face à perda acelerada de biodiversidade a nível global.