Se gosta de comida de conforto, esta receita é para si. Sugestão do site Love and Lemons, vai ser para repetir várias vezes.

A semana chegou ao fim e tudo o que apetece é uma receita de comida de conforto, fácil de preparar e, sobretudo, de comer. Para pegar, levar para o sofá e pôr as séries em dia.

Siga os passos que mostramos abaixo.

Depois, sirva com um bom pão com côdea crocante, ou croutons feitos em casa.

Ingredientes:
4 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 cebola média
½ colher de chá de sal marinho
Pimenta preta
3 dentes de alho
¼ de chávena de farinha
2 chávenas de leite gordo ou leite de amêndoa
2 chávenas de caldo de legumes
3 chávenas de floretes de brócolos picados
1 cenoura grande
½ colher de chá de mostarda Dijon
2 chávenas de queijo cheddar ralado

Método de preparação:
1- Derreta a manteiga numa panela grande ou num forno holandês em lume médio. Adicione a cebola, o sal e vários grãos de pimenta e cozinhe, mexendo, durante cinco minutos, ou até amolecer. Junte o alho e cozinhe durante mais um minuto, depois polvilhe com a farinha e bata continuamente durante um a dois minutos, ou até a farinha ficar dourada. Deite lentamente o leite, mexendo sempre.
2- Adicione o caldo, os brócolos, a cenoura e a mostarda e misture bem. Cozinhe em lume brando durante 15 a 20 minutos, ou até os brócolos ficarem tenros.
3- Adicione gradualmente o queijo, mexendo após cada adição, até que todo o queijo esteja derretido e a sopa esteja cremosa. Tempere a gosto e sirva com croutons, se desejar.

Os benefícios dos brócolos

Os brócolos "apresentam baixa quantidade de quilocalorias (cerca de 30 por 100 gramas) e essa quantidade consegue fornecer 10 por cento das necessidades diárias de fibra, cerca de 20 por cento da quantidade necessária de vitamina A e folato, e mais de metade da quantidade necessária de vitamina C e K", explica Helena Real, nutricionista e Secretária-Geral da Associação Portuguesa de Nutrição (APN), ao Lifestyle ao Minuto.

Além disso, "são excelentes fornecedores de cálcio, ferro e zinco". "São conhecidos pelo seu potencial de diminuição do risco de diversos cancros e um bom aliado no reforço do sistema imunitário."

Porém, como qualquer alimento, existem formas de maximizar as suas propriedades e beneficiar ainda mais do seu consumo: "Cozinhados a vapor será o melhor modelo, de forma a preservar as características dos brócolos, nomeadamente os fitoquímicos. Se optarmos por os cozinhar em água, devemos tentar não rejeitar essa água de cozedura, pois conterá as vitaminas hidrossolúveis que passaram dos brócolos para a água."

Se é fã de brócolos, saiba que pode consumi-los todos os dias, porém, explica Helena Real, pode ser mais interessante variar o consumo de produtos hortícolas diariamente, respeitando o consumo de "três a cinco porções, segundo a Roda da Alimentação Mediterrânica", o que equivale a um intervalo de "540 gramas a 900 gramas (em cru)", podendo-se recorrer à sopa para facilitar este consumo.