A partir de setembro de 2029, todos os automóveis novos vendidos nos Estados Unidos terão de incluir, de série, um sistema de travagem automática de emergência (AEB). No entanto, testes recentes do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) revelam que muitos destes sistemas ainda têm dificuldades em detetar motos.

O IIHS introduziu, no ano passado, testes específicos para avaliar a capacidade dos AEBs de evitar colisões frontais com carros, reboques e motos paradas. Os primeiros resultados foram preocupantes: dos 10 veículos testados, apenas um (Subaru Forester 2023/24) recebeu a classificação de “bom”, enquanto quatro foram considerados “fracos” por não conseguirem evitar impactos.

Este ano, a amostra foi alargada para 30 veículos modernos, e os resultados mostraram melhorias. 16 modelos foram classificados como “bons”, demonstrando capacidade para evitar ou reduzir significativamente colisões a velocidades até 69 km/h. No entanto, sete modelos – incluindo Audi Q7 e Q8, Buick Envista, Chevrolet Tahoe e Trax, Kia Seltos e Nissan Altima – tiveram desempenho fraco, colidindo com a moto de teste mesmo a 50 km/h. Alguns destes veículos quase não reduziram a velocidade antes do impacto.

Os modelos classificados como “aceitáveis” também tiveram dificuldades. Em testes a 69 km/h, todos embateram na moto, alguns a velocidades ainda elevadas, o que representa um perigo significativo para os motociclistas.

O IIHS alerta que mais de 200 motociclistas morrem todos os anos devido a embates traseiros, pelo que é essencial que os AEBs sejam otimizados para detetar motos com maior eficácia. O presidente do instituto, David Harkey, reconheceu os avanços na tecnologia, mas alertou: ‘Prevenir colisões a velocidades mais altas, especialmente contra motos, continua a ser um desafio. Ao contrário dos ocupantes dos automóveis, os motociclistas têm pouca proteção contra impactos’.

Para a segurança de todos os motociclistas, esperamos que os fabricantes levem estes dados a sério e aprimorem rapidamente os seus sistemas.

Source: Cycleworld