A apresentadora Débora Monteiro partilhou com os seguidores da sua página de Instagram que está a enfrentar sintomas de perimenopausa aos 42 anos.

"A perimenopausa, também chamada pré-menopausa, é um período de transição entre a idade fértil da mulher e a menopausa, em que a ovulação deixa de existir por completo. Este período de transição acontece porque há alterações hormonais importantes no corpo da mulher. A principal alteração é uma produção inconstante de estrogénio pelos ovários - a hormona que ajuda no controlo do ciclo menstrual, diminui e aumenta de forma irregular. Isto reflete-se em ciclos menstruais irregulares", lê-se no site das unidades de saúde CUF.

"A produção de progesterona, outra hormona fundamental no ciclo menstrual, também se altera e, na hipófise, a produção de FSH (hormona folículo-estimulante), que estimula a libertação de óvulos, também se torna errática."

A apresentadora da SIC mostrou um vídeo onde aparece a correr numa passadeira e revela estar a viver "sintomas da perimenopausa".

"Partilhei convosco que estava a ter sintomas de perimenopausa. Muitos suores, muito calor, irritabilidade, cansaço profundo, muito inchada... Marquei a minha consulta, mas só em setembro é que consegui vaga. Até lá, vou manter o foco no treino e cardio", começa por dizer a apresentadora.

Débora tem recorrido à ajuda e partilha em conversas com outras mulheres mas no final ainda existem muitas dúvidas. "Tenho falado com outras mulheres e todas temos tantas dúvidas porque achamos que é só a partir dos 50 que esta fase começa, mas na verdade pode ser muito antes. Partilhem comigo todas as dicas saudáveis para que esta fase seja um bocadinho mais tranquila", pediu Débora Monteiro.

"Perimenopausa precoce começa, normalmente, quando a mulher está a meio dos 40 anos, mas também pode começar mais cedo ou mais tarde", explicam os especialistas em saúde ginecológica da Clue, citados no Huffpost.

Para conseguir identificar o início desta fase que antecede a menopausa, Emma Bardwell, nutricionista e especialista em saúde da mulher e menopausa, enumerou alguns dos sintomas menos conhecidos, mas comuns.

Cinco sinais de que pode estar a entrar na perimenopausa

  1. Menstruações irregulares ou intensas;
  2. Fadiga;
  3. Dores nos músculos e nas articulações;
  4. Níveis baixos de ferro;
  5. Mau funcionamento da tiroide.

Porém, existem outros sintomas menos comuns e que nem todas as mulheres associam a perimenopausa ou menopausa e que podem ser. Duas médicas, citadas pelo Independent, mencionaram cinco sintomas que nem todas as mulheres associam a perimenopausa ou menopausa:

  • Dores nas articulações. "É muito frequente nas mulheres que estão a entrar na menopausa, e cerca de 60% das mulheres vão passar por isso", alerta Shahzadi Harper, uma médica. "Pode começar na perimenopausa e deve-se a uma diminuição do estrogénio";
  • Dificuldade em dormir e insónias. É um problema "muito comum devido ao declínio das hormonas estrogénio e progesterona, o que significa que as mulheres têm frequentemente um sono interrompido e um sono menos reparador";
  • Comichão e pele seca. Shirin Lakhani, médica, afirma que "uma diminuição da produção de colagénio e de óleo" pode causar secura e comichão. Já "a queda nos níveis de estrogénio pode levar à secura e isto também pode causar comichão na pele";
  • Olhos secos. Segundo a médica, "a hormona androgénio diminui após a menopausa, o que pode afetar a quantidade de lágrimas que produzimos. Por vezes, isto faz com que os olhos se sintam secos, com comichão ou com areia";
  • Infeções urinárias. "Como a produção de estrogénio diminui durante a perimenopausa e a menopausa, as infeções urinárias podem ocorrer com mais frequência", acrescenta.