A nova KTM 1390 Super Adventure R é a aposta do construtor austríaco para o topo do segmento das motos de Aventura off-road – recebendo diversas melhorias.
A suspensão é mais tradicional do que nas versões S e S EVO, estando mais adequada ao uso fora de estrada: forquilha WP XPLOR de 48 milímetros à frente e amortecedor WP XPLOR com Progressive Damping System atrás.
A cilindrada do motor bicilíndrico aumenta para 1.350 centímetros cúbicos, podendo debitar 170 cv às 9.500 rotações por minuto e 145 Nm às 8.000 rpm. Tem a nova tecnologia Camshift de temporização variável das válvulas. A caixa é de seis velocidades. As novas ventoinhas de radiador com asas melhoraram consideravelmente a capacidade de refrigeração da moto.
A eletrónica é premium, incluindo controlo de tração, Cornering ABS, modos de ABS personalizáveis, sistema de monitorização da pressão dos pneus, sistema de ignição sem chave e controlo de velocidade de cruzeiro.
A bordo encontra-se um novo ecrã tátil de 8 polegadas montado na vertical, que pode ser operado inclusive com luvas grossas. Dá acesso aos novos modos de condução, à navegação integrada, tal como à conectividade com smartphones através do KTMconnect.
A travagem está entregue a componentes Brembo, com dois discos e pinças radiais Brembo Stylema monobloco de quatro êmbolos à frente; e disco com pinça fixa de dois êmbolos atrás. O quadro do tipo treliça é em aço.
Com uma distância entre eixos de 1.577 milímetros, a nova 1390 Super Adventure R tem um assento com 880 milímetros de altura, ao passo que o depósito de combustível tem 23 litros de capacidade.
O novo guiador é mais largo e ajustável, e os poisa-pés foram montados numa posição mais baixa e exterior na moto, garantindo melhor contacto e conforto. À frente, encontra-se um novo farol LED que dá um aspeto distinto e melhora a iluminação, sendo também a carenagem nova. A jante frontal é de 21 polegadas, e a traseira mede 18 polegadas, calçando pneus Bridgestone.