
Um dos modelos históricos da Moto Guzzi é a V7, que renasceu em 2008. E, quase 20 anos depois, a gama renova-se para 2025 com várias novidades e avanços tecnológicos.
Comum entre as diversas variantes é o motor transversal V2 refrigerado a ar de 853 centímetros cúbicos, numa configuração única no mundo. Cumpre as normas de emissões Euro 5+, dispõe de controlo de acelerador ride-by-wire, e é o mais potente de sempre da V7: debita 67,3 cv de potência (aumento de quatro por cento) e 79 Nm de binário. Há dois modos de condução: Road, Rain, acrescendo-se Sport, concebido em específico para a V7 Sport.
Em termos de ciclística, encontra-se um quadro em aço do tipo duplo berço, forquilha telescópica na suspensão dianteira de 40 milímetros (V7 Stone e V7 Special) ou 41 mm ajustável em pré-carga (V7 Sport), para além de dois amortecedores traseiros ajustáveis em pré-carga.
A travagem é assegurada por dois discos flutuantes com pinças radiais monobloco Brembo de quatro êmbolos à frente na V7 Sport. Já a V7 Stone e a V7 Special mantêm um disco único à frente com pinça Brembo de quatro êmbolos. Atrás, todos os modelos têm um disco e pinça de dois êmbolos.
O pacote de eletrônica é generoso. Para além do já mencionado ride-by-wire e dos modos de condução, há controlo de tração Moto Guzzi Traction Control que pode ser desligado, Cornering ABS de duas vias da Continental e controlo de velocidade de cruzeiro.
A Moto Guzzi V7 tem um depósito de combustível com 21 litros de capacidade, novo design nos painéis laterais e um guarda-lamas mais curto, assim como um formato de escape mais agressivo. A iluminação é totalmente em LED. O painel de instrumentos é circular LCD em todas as variantes, mas na V7 Sport acrescenta-se um medidor de combustível.
A distinção visual maior surge nas cores. A V7 Stone tem uma pintura em preto Nero Ruvido e azul Blu Profondo, com as jantes de seis raios em alumínio. Já a V7 Special surge em preto Nero Smeraldo e branco Bianco 1969, com rodas de raios polidas e um assento dedicado em preto. A V7 Sport, por seu turno, tem inserções em alumínio nos painéis laterais e guiador, apoio em alumínio do farol dianteiro e espelhos retrovisores nas extremidades do guiador, para além de um assento preto com costuras em vermelho. Há duas cores disponíveis: o histórico verde Verde Legnano e o cinzento Grigio Lario.