Todos concordamos que pesadelos não são agradáveis. Interrompem o nosso sono, deixam-nos com uma má sensação pela manhã e, no caso de terrores noturnos, podem até afetar a nossa saúde mental.

Ainda mais assustador, investigadores encontraram recentemente evidências de que adultos que têm pesadelos todas semana têm quase três vezes mais probabilidade de morrer antes dos 75 anos do que aqueles que raramente têm pesadelos.

Eles sugerem que isso ocorre, porque os gatilhos subjacentes dos pesadelos, bem como o stress e a interrupção do sono que causam, aceleram o envelhecimento das células.

"Grande parte da nossa saúde cerebral depende de um sono reparador", afirmou Luke Barr, neurologista certificado e diretor médico da SensIQ, à Best Life. "Se alguém tem pesadelos persistentes, geralmente é um sinal de que algo na sua rotina - ou no seu sistema nervoso - precisa de ser corrigido."

Com isso em mente, Barr e outros médicos revelaram os hábitos que algumas pessoas podem ter na altura de irem dormir e que podem estar a alimentar os seus pesadelos. A má notícia é que todos são surpreendentemente comuns. A boa notícia é que isso significa que também são relativamente fáceis de corrigir.

Hábitos que podem desencadear pesadelos

1 - Comer demasiado tarde
"Além de poder causar mau estar estomacal ou azia, o que o pode acordar, refeições tardias podem aumentar o metabolismo e a atividade cerebral durante o sono REM, o estágio em que ocorrem os sonhos mais vívidos - e os pesadelos."

2 - Comer muito queijo
Um artigo recente publicado no Frontiers in Psychology "descobriu uma forte associação entre pesadelos e intolerância à lactose - potencialmente porque gases ou dores de estômago durante a noite afetam os sonhos das pessoas."

3 - Tomar certos medicamentos
"Alguns medicamentos, especialmente antidepressivos, medicamentos para a pressão arterial e soníferos, podem afetar os neurotransmissores que regulam os sonhos", explica Raj Dasgupta, médico chefe da Sleepopolis. "Tomá-los à noite, logo antes de dormir, pode aumentar os sonhos vívidos ou interromper os padrões REM, o que pode levar a pesadelos."

4 - Ter o quarto muito quente
"O seu corpo precisa de arrefecer para fazer a transição para um sono reparador", observa Dasgupta. "Se o seu quarto estiver muito quente, o seu sono pode ficar fragmentado e o seu cérebro pode não passar suavemente pelos estágios do sono. Esse tipo de interrupção pode tornar os períodos REM mais irregulares, o que pode desencadear sonhos estranhos e intensos, ou até mesmo acordá-lo com pesadelos."

5 - Dormir sobre o lado esquerdo ou de costas
Em entrevista ao Tom's Guide, a autora de best-sellers, Theresa Cheung, explicou que dormir sobre o lado esquerdo "coloca mais stress no coração. Sempre que há stress, a qualidade do sono é má e os pesadelos certamente virão".

Dormir de costas pode não ser nada melhor. "O trabalho respiratório é mais difícil quando está de costas. A sua língua desliza para trás e a sua respiração fica mais difícil", explicou Rafael Pelayo, professor de psiquiatria e ciências comportamentais no Centro de Ciências do Sono e Medicina de Stanford, à PopSugar.

Quando a sua respiração fica difícil, o seu cérebro volta a sua atenção para lá e pode sair do sono REM mais facilmente.