O piloto e especialista em stunts Guenther Schachermayr voltou a surpreender: desta vez, fez um wheelie com uma Vespa adaptada, percorrendo cerca de 4,5 km estrada acima, em St. Ulrich, Alta Áustria—tudo isso… vendado!

Uma Vespa não convencional

A icónica scooter italiana foi desprovida da roda dianteira e equipada com “truckes” de skate, para garantir que se mantivesse em movimento se o eixo frontal cedesse. Para tornar tudo ainda mais perigoso, Schachermayr usou um saco negro bem apertado na cabeça (isto para retirar qualquer visibilidade) e instalou um tanque de oxigénio junto ao guiador. Um veículo de apoio lia instruções via rádio para guiá-lo entre curvas.

Esta façanha faz parte de uma preparação para um desafio ainda maior: repetir o acto — sempre em wheelie vendado — na subida do mítico Grossglockner, um dos roads alpinos mais exigentes da Áustria, com cerca de 40 km de extensão. Ainda não há data anunciada para essa tentativa, mas a comunidade motard está em pulgas para assistir.

Espírito motard com dose reforçada de loucura

Schachermayr é conhecido por levar a Vespa a limites quase irracionais — já a viu arrastar um Cessna para levantamento de voo ou subir uma rampa de ski. O seu estilo mistura pura audácia com um toque de cinema de ação, e o resultado é fascinante: combina a parresia de um “Hulk Hogan europeu” com a precisão de um Dolph Lundgren motard.

Conclusão: coragem continua a definir o motociclismo

Além de puro entretenimento, estas manobras recordam que a vertente mais insana do motociclismo vive da criatividade, da ousadia e de um pensamento “fora-da-caixa”. Obviamente, não é algo para tentar em casa, mas serve para lembrar que sobre duas rodas e uma dose saudável de coragem, há sempre espaço para redefinir o impossível.