
A coleção Mävinn da Ikea está de regresso. A linha de produtos de decoração e têxteis resulta de uma década de colaboração com empresas sociais inovadoras em regiões vulneráveis do mundo, com o objetivo de criar empregos dignos e sustentáveis, empoderar comunidades e promover a autossuficiência.
"O que começou como uma colaboração isolada em 2012, evoluiu para onze parcerias em seis países diferentes, incluindo Bangladesh, Índia, Jordânia e Tailândia, locais onde a coleção Mävinn ganha vida", explica a marca, em comunicado.
A linha apresenta 18 produtos únicos, criados com as competências de artesãos nestas regiões. Cada peça resulta numa oportunidade de desenvolvimento económico para estes artesãos. A coleção conta com decorações de parede e abajures feitos com fibras de bananeira, cestos de juta e algodão, e têxteis bordados à mão.
"O empreendedorismo social da Ikea tem permitido à empresa inovar os seus modelos de negócio, impulsionar mudanças sistémicas e, assim, contribuir para um mundo mais justo e igualitário", afirma Jon Abrahamsson Ring, CEO do Grupo Inter Ikea, no mesmo comunicado.
A coleção Mävinn destaca-se pelas cores alegres e diferentes texturas. O empoderamento feminino é uma prioridade, e um exemplo disso é a ROPE, na Índia, que emprega 370 artesãs, oferecendo-lhes salários justos, benefícios sociais e oportunidades de crescimento. Sreejith Nedumpully, diretor executivo da ROPE, sublinha que "as mulheres que trabalham connosco aumentaram o rendimento do seu agregado familiar em quase 60%, o que proporciona às suas famílias novas possibilidades e permite-lhes ter maior influência nas decisões familiares".
Além disso, a coleção Mävinn promove a sustentabilidade e a inovação ao privilegiar materiais naturais, renováveis e biodegradáveis, como fibras de bananeira, juta e folhas de palmeira. "A utilização de fibras de bananeira que seriam descartadas, como acontece na Índia, transforma o desperdício em valor."
A criação de oportunidades em regiões vulneráveis é ainda outro pilar fundamental, explica a marca, com parcerias como a empresa social Karupannya (Bangladesh), que gera empregos para populações rurais e comunidades transgénero, e a Jordan River Foundation (Jordânia), que apoia mulheres refugiadas da Síria.
A linha celebra também o artesanato como uma forma de ligação, valorizando técnicas tradicionais, como a tecelagem hexagonal da ilha das Flores na Indonésia, através da parceria com a Du Anyam, que apoia mulheres e famílias em regiões remotas.
Carregue na galeria para conhecer algumas das peças da coleção Mävinn da Ikea.