É mais um fim de semana de constrangimentos nas urgências. Há este sábado cinco serviços fechados.
É o caso de obstetrícia e ginecologia no Hospital Garcia de Orta, em Almada, no Hospital do Barreiro, no Hospital de Vila Franca de Xira e de Leiria.
A urgência pediátrica no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, também está encerrada este sábado.
No domingo, os constrangimentos são praticamente os mesmos. Muda apenas no Hospital de Vila Franca de Xira, que já terá o serviço aberto, mas acrescenta o do Hospital Amadora-Sintra, que estará fechado.
Tempo de espera no Amadora-Sintra chegou a ser de 13 horas para casos urgentes
Este sábado de manhã, o tempo de espera na urgência-geral do Amadora-Sintra chegou a ser de 13 horas para quem tinha recebido pulseira amarela.
Ao início da tarde, o tempo de espera ultrapassava as 8 horas. O tempo recomendado para os casos considerados urgentes é de 1 hora.
A semana ficou marcada pela demissão do conselho de administração do Hospital-Amadora-Sintra, um dia depois de se terem reunido com a ministra da Saúde na sequência da saída do diretor do serviço de urgência.
Os elevados tempos de espera e a falta de recursos humanos já levaram a Ordem dos Médicos a alertar para a falta de segurança clínica. O bastonário vai reunir-se na segunda feira com a ministra.