Depois de vários anos de ensaios em áreas congestionadas, a prática de filtragem de faixas tornou-se agora uma realidade legal em todo o território francês.

A 9 de janeiro, foi oficializada a decisão de permitir que veículos de duas e três rodas possam circular entre faixas de trânsito em condições específicas. O decreto foi publicado e entrou em vigor no dia seguinte, estendendo a medida a todo o país, em vez de limitar a certas regiões, como acontecia durante os testes iniciais.

Em vez de encerrar os estudos no final de 2024, como estava previsto, as autoridades decidiram prolongar as análises até meados de 2025. No entanto, a decisão de legalizar a prática antes mesmo de finalizar os estudos mostra a confiança nas vantagens já observadas.

Apesar da nova liberdade, a filtragem de faixas está sujeita a regras rigorosas. Só veículos com menos de um metro de largura podem usufruir desta prática, o que exclui modelos mais largos, como algumas motas com sidecar.

As condições para a filtragem incluem:

  • Apenas é permitida em autoestradas com um limite mínimo de 70 km/h.
  • A velocidade máxima durante a manobra não pode ultrapassar os 50 km/h.
  • A filtragem deve ser feita nas duas faixas mais à esquerda.
  • Não pode ser realizada em estradas em obras ou com condições adversas, como neve ou gelo.
  • Os condutores devem sinalizar claramente a intenção de mudar de faixa.
  • Em situações de trânsito completamente parado, a velocidade não deve exceder os 30 km/h.
  • É proibido ultrapassar outras motas em filtragem.

O não cumprimento destas regras poderá resultar em sanções, desde multas até a suspensão da carta de condução.

Com a aplicação destas novas regras, a filtragem de faixas promete tornar-se uma prática comum nas estradas francesas, beneficiando tanto os motociclistas como o fluxo do trânsito. Uma mudança bem-vinda para todos os que se deslocam sobre duas rodas!