
Se sempre sonhaste em ter algo parecido com a icónica NSR 500 do cinco vezes campeão do mundo, mas a realidade do teu corpo ou carteira não acompanha os sonhos, talvez esta seja a tua oportunidade. Em Espanha, encontra-se disponível para venda uma máquina única: uma Honda VFR 800 Fi de 1998, transformada com dedicação e atenção ao detalhe numa réplica visualmente impressionante da famosa moto da equipa Repsol Honda.
O autor desta criação, Javier, deixa claro no anúncio: ‘Quando tentas replicar uma moto de corrida a partir de uma versão de estrada, já sabes à partida que não vai ser idêntica. As de competição são mais compactas, não têm espelhos nem matrícula, e, claro, esta tem motor a quatro tempos, não a dois’.
Apesar disso, o resultado visual consegue enganar até os olhos mais treinados. ‘Se comparares lado a lado com a original, está surpreendentemente próxima!’ Não se trata de um kit genérico nem de um projeto inacabado — tudo foi meticulosamente ajustado, com proporções respeitadas e carenagens moldadas à mão, garantindo um visual fiel tanto de perfil como de frente.
O impacto estético é inegável, mas como admite Javier, não é uma moto para todos: ‘Tem a mesma posição de condução da verdadeira moto de corridas, e as minhas costas já não aguentam. Se as estradas aqui fossem decentes, ainda dava, mas está mais para trilhos de enduro…’
A base é uma Honda VFR 800 com motor V4 de 781 cc, injeção eletrónica e distribuição por engrenagens — capaz de debitar 110 cv às 10.500 rpm. Apesar de não ser um motor a dois tempos como o da NSR original, a sua fiabilidade torna-a perfeita para utilização diária. A moto está homologada e tem inspeção válida até 2027. Vem ainda acompanhada por peças suplentes, um fato Repsol e pormenores únicos, como componentes personalizados feitos em impressão 3D e pintura profissional.
Segundo o próprio dono, esta é uma moto impossível de ignorar: ‘Não há nada tão parecido com uma 500 de Grande Prémio – vais ser notado, garantidamente’. E basta olhar para perceber que não é exagero. Visualmente, está a milímetros da NSR 500, com o bónus de ter matrícula e retrovisores.
Indicada para colecionadores e apaixonados por competição, esta réplica feita com alma, técnica e paciência está disponível por 18.000 euros. Javier, no entanto, deixa um aviso: propostas absurdas não serão consideradas. O valor da arte e da paixão não se negoceia. O anúncio pode ser encontrado no Wallapop ou clicando aqui.
Source: Todocircuito