
O Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM) participa na 18.ª edição do Prémio de Boas Práticas em Saúde (PBPS) com três projectos distinguidos e seleccionados para a fase de avaliação científica 'in loco', que decorreu no dia 16 de Julho, na Sala de Conferências do Hospital Dr. Nélio Mendonça.
"Esta etapa representa um momento determinante no processo de seleção nacional, em que os projetos são apresentados e avaliados por videoconferência por um júri especializado, com base em critérios como a aplicabilidade, inovação, impacto e capacidade de replicação das iniciativas", destaca o SESARAM em comunicado de imprensa.
Os projectos do SESARAM que passaram à fase de avaliação científica foram: o 'Movimenta+Saúde', o 'CAD – Cuidadores de Apoio ao Domicílio' e o 'REM-RAM'.
O primeiro foi desenvolvido pela Unidade de Saúde Pública e promove a prática de actividade física junto da comunidade, "com foco na literacia em saúde e na prevenção de doenças crónicas".
Já o CAD consiste num projeto da responsabilidade do Serviço Social, que visa capacitar cuidadores informais no acompanhamento da pessoa dependente em contexto domiciliário, "promovendo a humanização dos cuidados e o apoio às famílias".
Por último, a REM-RAM é uma Plataforma de Registo de Emergência Médica da Região Autónoma da Madeira, concebida pelo Núcleo de Informática e Tecnologias, em articulação com o Serviço Regional de Proteção Civil, que "constitui uma ferramenta tecnológica de apoio à gestão integrada da resposta em situações de emergência médica".
O Prémio de Boas Práticas em Saúde é promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar, em parceria com a Direção Geral da Saúde, as Administrações Regionais de Saúde e demais entidades do sector, incluindo as Administrações de Saúde das Regiões Autónomas.
Sob o mote 'Sistema de Saúde: Antecipar Ações Face aos Cenários Futuros', a edição de 2025 destaca temáticas estratégicas como a adaptação às alterações climáticas, a integração de cuidados, a capacitação dos profissionais e a centralidade do cidadão.
A presença dos projetos do SESARAM nesta fase nacional do PBPS constitui um reconhecimento do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela instituição no sentido da inovação contínua, da melhoria da qualidade dos cuidados e da resposta eficaz às necessidades da população da Região Autónoma da Madeira SESARAM