Não voltar a congelar alimentos que já foram congelados é uma prática comum assente na ideia de que o alimento deixa de ser seguro para consumir, mas será que é mesmo assim?

A resposta não é assim tão clara. Isto porque depende de vários fatores.

De acordo com o site Food & Wine, primeiro, é preciso notar que sempre que se congela um alimento, a sua qualidade fica afetada. O processo de congelação introduz cristais de gelo que danificam as células da comida levando a alterações também na sua consistência.

Além disso, a comida também perde humidade depois de descongelada, o que pode levar, por exemplo, a uma peça de carne mais seca.

Porém, saiba que é possível voltar a congelar alimentos mantendo a sua segurança.

Para isso, basta que os alimentos não tenham estado à temperatura ambiente por mais de duas horas. A razão prende-se com o facto de as bactérias crescerem especialmente em ambientes com temperaturas entre os 4ºC e os 60ºC.

Sempre que tira algo do congelador, deixe a descongelar dentro do frigorífico. Apesar de mais demorada, esta forma torna-se mais segura.

Se fizer sempre isso, saiba que pode voltar a congelar esse alimento, cru ou depois de cozinhado. Porém, se o deixou a descongelar à temperatura ambiente, ou em água fria, o melhor é mesmo consumi-lo de seguida.

Há ainda algumas excepções como lacticínios, frutas e vegetais, que não devem voltar a ser congelados porque a sua textura fica bastante alterada.

Leia Também: A melhor forma de congelar (e descongelar) pão