
É uma das mais recentes tendências no TikTok: dormir com a boca tapada com fita adesiva, para respirar melhor e dormir mais profundamente. Mas será esta prática segura ou eficaz? Um novo estudo alerta para os riscos - e mostra que os benefícios são mínimos.
Nos últimos anos, tornou-se comum ver nas redes sociais pessoas a colar fita adesiva na boca antes de dormir. A ideia é forçar a respiração pelo nariz e evitar a respiração pela boca, associada a distúrbios do sono como a apneia.
Os defensores desta prática afirmam que a fita adesiva ajuda a:
- melhorar a qualidade do sono;
- reduzir o ressonar;
- evitar a boca seca;
- diminuir o mau hálito;
- até melhorar o humor, a digestão e o aspeto da pele.
Mas será que usar fita adesiva na boca é uma forma eficaz de resolver estes problemas e é seguro?
O que diz a ciência?
Um novo estudo, publicado por investigadores canadianos, analisou a investigação existente sobre esta prática. A equipa procurou estudos que relacionassem a respiração pela boca com a chamada “ligadura bucal” (o nome técnico para tapar a boca com fita adesiva durante o sono).
No total, foram encontrados dez estudos publicados entre 1999 e 2024, com 213 participantes. Oito testavam o uso de fita adesiva na boca e dois o uso de bandas no queixo para manter a boca fechada.
Resultados: benefícios mínimos, riscos reais
Apenas dois estudos mostraram benefícios modestos para pessoas com apneia obstrutiva do sono- uma condição em que as vias respiratórias ficam parcial ou totalmente bloqueadas durante o sono.
A apneia obstrutiva do sono é uma condição em que por vezes as vias respiratórias ficam parcial ou completamente bloqueadas enquanto dorme. Isto pode fazer com que pare de respirar por curtos períodos, chamados “apneias”. As apneias podem ocorrer muitas vezes por noite, resultando em níveis mais baixos de oxigénio no sangue, bem como em distúrbios do sono.
Nestes casos, houve uma ligeira melhoria nos níveis de oxigénio no sangue e no número de episódios de apneia por hora. No entanto, os efeitos foram pequenos e pouco relevantes clinicamente.
Pior: quatro estudos alertaram para riscos sérios, incluindo o perigo de asfixia.
Isto acontece especialmente em pessoas com nariz entupido ou vias nasais bloqueadas, o que pode dever-se a alergias, desvio do septo nasal ou aumento das amígdalas.
Assim, colocar fita adesiva na boca não é definitivamente uma boa ideia se tiver o nariz entupido, pois não é seguro ter o nariz e a boca obstruídos ao mesmo tempo durante o sono.
Mais investigação é necessária, mas o melhor é não arriscar
Apesar de os investigadores reconhecerem que são precisos mais estudos, a conclusão principal é clara:
Os potenciais riscos superam os benefícios, sobretudo quando não há acompanhamento médico.
Especialistas em medicina do sono não recomendam o uso de fita adesiva na boca.
Se tiver preocupações sobre o seu sono, o melhor a fazer é consultar fontes científicas fidedignas ou um profissional de saúde que o poderá orientar para abordar as causas subjacentes dos seus problemas de sono.
Seguir modas das redes sociais pode atrasar o diagnóstico de problemas reais, como a apneia do sono - que tem tratamento eficaz, quando identificado a tempo.