A cerca de pouco mais de 15 dias para o Natal, eis que a família real britânica se prepara para se juntar na Sandringham House, a casa particular de campo de Carlos III, para o banquete principal da quadra festiva. Recentemente, o filho mais velho do rei, William, confidenciou que estariam 45 pessoas presentes e que, de todo, está preparado para o 'grande dia' em família.
Mas, afinal, quem está na 'lista de convidados' do monarca britânico? É bom notar que desde a morte de Isabel II que as tradições se têm mantido quase todas no que toca às celebrações. Porém, há agora uma maior flexibilidade no que toca às pessoas presentes e, por exceção, os convidados podem não ter sangue Windsor ou ter entrado na realeza por casamento — o que era imperativo na época da antiga rainha.
Com base nos últimos dois anos, a revista Hola! apontou vários nomes que poderão vir a estar presentes nas celebrações natalícias da família real britânica este ano. É uma boa oportunidade para rever, também, os vários núcleos da realeza do Reino Unido. Carlos III, Camilla e os príncipes de Gales, William e Kate Middleton, juntamente com o príncipe George, a princesa Charlotte e o príncipe Louis são os grandes protagonistas do festejo, com acesso direto à mesa do rei. Mas, quem mais?
A princesa Ana, irmã do rei britânico, o marido, o vice-almirante Sir Timothy Laurence também não perderão as celebrações de Natal. A eles juntam-se ainda os filhos: Zara e Mike Tindall, com os filhos Mia, Lena e Lucas; e ainda Peter Philips, com as filhas Savannah e Isla. Em questão fica a atual namorada de Peter Philips, apresentada nas últimas corridas de Ascot.
O duque de Edimburgo, o príncipe Eduardo, e a mulher, a duquesa Sofia também poderão estar presentes, visto que recentemente têm desempenhado um papel fulcral nas ausências recentes de Carlos III e Kate Middleton, depois dos diagnósticos de cancro de ambos. Juntar-se-ão ainda os filhos, Lady Louise e James, Conde de Wessex.
Da casa York, o príncipe André, apesar de se manter fora da vida oficial, embora próximo da vida familiar da realeza, poderá ser uma dúvida, mas terá com certeza um lugar à mesa. A ele juntar-se-ão as duas filhas: a princesa Beatrice, o marido, Edoardo Mapelli Mozzi, a filha, Sienna, e possivelmente o filho de Edoardo, Wolfie; e a princesa Eugenie, com o marido, Jack Brooksbank, e os filhos, August e Ernest. Já Sarah Ferguson, a ex-mulher do príncipe André, de quem está divorciado desde a década de 1990, também é de se colocar um ponto de interrogação, embora tenha estado presente no ano passado e ter-se juntado, inclusive, ao evento religioso da família real.
Destaque agora para a família de Camilla que durante várias décadas se viu privada de passar o Natal com os seus, porém passou a ter acesso, desde que se casou com Carlos III, em 2005, a passar o Natal com os Windsors em Sandringham. De há dois anos para cá, contudo, a família da rainha tem recebido algum destaque e pode mesmo vir a sentar-se à mesa com a família real neste Natal. Falamos-lhe do filho de Camilla, Tom Parker-Bowles, e dos netos, Lola e Freddy; e ainda da filha, Laura Lopes, que pode fazer-se acompanhar do marido, Harry, e dos filhos, Eliza, Gus e Louis. Não esquecer ainda de Annabel Elliot, a irmã e pessoa mais próxima da rainha.
Por último, mas não menos importante, podem ainda fazer parte das celebrações os sete descendentes da princesa Margarida, irmã de Isabel II, que morreu em 2002. Lady Sarah Chatto é uma das filhas da princesa e poderá sentar-se também à mesa real com o marido, Daniel, e os dois filhos, Arthur e Samuel. David Armstrong-Jones, segundo conde de Snowdon, é outro dos filhos de Margarida, que terá também sido convidado juntamente com os dois filhos, Lady Margaret e Charles.
A lista já vai longa e não é certa, porém, não seria de estranhar que também os pais e os irmãos de Kate Middleton estivessem presentes nas celebrações de Natal dos Windsor, já que se mantiveram muito presentes na vida real durante o último ano, acompanhando de forma próxima o estado de saúde da princesa de Gales. De notar, contudo, que as grandes ausências volta a ser, uma ano mais, as do duque e da duquesa de Sussex, Harry e Meghan Markle, e os dois filhos, o príncipe Archie e a princesa Lilibet.