Foi no passado dia 5 de janeiro, que um jovem guarda-redes brasileiro perdeu a vida após defender um penálti. Edson Lopes Gama tinha apenas 16 anos.

De acordo com a CNN Brasil, tudo aconteceu durante um torneio numa comunidade no interior do estado da Amazonas, em Maués. Edson Gama terá defendido uma grande penalidade com o peito, mas não resistiu ao embate, tendo caído imediatamente a seguir, segundo o Jornal de Notícias.

O meio de comunicação português revelou ainda que o jovem, que não tinha antecedentes clínicos conhecidos, ainda tentou levantar-se, mas sem sucesso.

Edson Gama foi assistido no hospital onde acabou por vir a falecer, 11 horas depois do incidente. À CNN Brasil, a família do jovem atleta justificou a demora no socorro com a seca dos rios na região que alegadamente dificultam os transportes da localidade.

Mas afinal o que se passou com Edson Gama? Eis a justificação médica

Também o Portal Leo Dias fez investigação sobre a morte de Edson Gama. Para o efeito, a publicação entrou em contacto com uma cardiologista e médica do desporto, Fernanda Almeida Andrade, que explicou, medicamente, o que se passou com o jogador.

A profissional de saúde esclareceu que o que aconteceu com Edson Gama é denominado de commotio cordis: o coração sofre uma instabilidade elétrica com o impacto que recebe no tórax e só reverte depois de fazer desfibrilação. Esta é uma situação que pode acontecer em qualquer idade e que varia conforme o desporto praticado e o risco que ele implica.