Especialmente para os fãs da realeza, a época Natalícia cria bastantes questões: de que gostam os reis? Que tipo de decoração usam? O ex-mordomo de Carlos III, Grant Harrold, facilitou essa tarefa e revelou aquilo que não deve ser dado ao rei porque o próprio – que aparentemente tem tudo – não gosta.

Prático, divertido e acessível: é assim que descreve o monarca e, como ta, confessou: “O Rei odeia receber qualquer coisa extravagante e cara. Ele ficaria envergonhado se gastassem uma fortuna com ele. Ele dizia: ‘Isso é incrível, mas realmente não deveriam ter feito isso.'”

Leia mais: Carlos III- Os hábitos do rei na hora de dormir: “mantem sempre”

No seguimento, revela que costumava dar livros sobre jardinagem ou sobre produtos à base de mel: “Sei o quanto ele ama mel”, disse ainda.

“A realeza gosta de ‘pechinchas'”

Sobre a família real no geral, o mordomo descreve: “Todo mundo presume que a realeza só faz compras nas lojas mais chiques. Mas eles vão às mesmas lojas que nós. A realeza gosta de ‘pechinchas’.” Quanto à rainha Camilla, tem um segredo: fazer as compras com antecedência. Aliás, numa viagem oficial a Nairóbi no ano passado, confessou que encontrou uma “grande quantidade” de achados exclusivos de um mercado, tal como cobertores, joias e um intrigante pote de manteiga de caju.

Mas há algo ainda mais especial: a rainha Isabel II tinha um modo único para fazer as compras! De acordo com Paul Burrel, era montada uma mini loja numa sala de estar no Castelo de Windsor, onde John Lewis entregaria uma seleção de quase tudo que eles tinham em stock. Como tal, a rainha escolhia os presentes com calma!”

Cinco factos sobre a realeza britânica

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Reuters & Shutterstock