![Espetáculo de milhões? Sim, mas Kendrick Lamar pode não ver nem um dólar pela atuação no Super Bowl](https://homepagept.web.sapo.io/assets/img/blank.png)
Desde o mês de setembro do ano passado, altura em que Kendrick Lamar foi anunciado como o artista que assumiria o halftime show do Super Bowl, que o rapper se encontra a preparar a sua performance para um dos maiores eventos norte-americanos: o jogo que decide o campeão da National Football League (NFL).
As expectativas estavam, contudo, altas para o intervalo da partida, que colocou em disputa o Kansas City Chiefs e o Philadelphia Eagles. Mesmo assim, a atração principal pertenceu a Kendrick Lamar, o artista que arrecadou na última edição dos Grammys, cinco prémios, vencendo todas as categorias a que tinha sido indicado.
Esta foi a segunda vez que o músico norte-americano subiu ao palco do Super Bowl. Recorde-se que já o tinha feito, ao lado de Snoop Dogg, Dr. Dre e Mary J. Blige no ano de 2022. Neste ano, contudo, acabou por se tornar no primeiro artista de hip-hop a apresentar-se a solo na história do evento.
Feitos e conquistas à parte, o que pode deixar muitos surpreendidos é o facto de Kendrick Lamar receber muito pouco ou até mesmo não ser pago para assumir o halftime show do Super Bowl. Note que este espetáculo é conhecido por ser uma das transmissões de televisão mais assistidas todos os anos e na qual estão envolvidos milhões de dólares.
Na verdade, as performances, que duram entre 12 a 15 minutos, requerem uma enorme preparação por parte dos artistas, que se empenham por trazer algo absolutamente inovador. Muitos deles, inclusive, fazem questão de transmitir mensagens políticas ou sociais ao longo da atuação. Mas nada disso é recompensado a nível financeiro.
Segundo a CBS News, assim como outros artistas que antecederam a Kendrick Lamar, também o rapper não foi pago à escala da dimensão da sua atuação. Pode ter ganho menos do que o custo de um ingresso para a partida (entre 3.214 euros e 42.962 euros) ou até mesmo rigorosamente nada.
Repórter cai na passadeira vermelha dos Grammys... e decide mostrar o momento
Mas o que explica isto? Ao que parece, a NFL tem uma política de pagar apenas um salário à escala sindical aos artistas que atuam no halftime show do Super Bowl. E é se, de facto, pagar! Houve casos, em anos anteriores, que a liga de futebol americano chegou, pelo contrário, a pedir cachês a Rihanna, Coldplay e Katy Perry devido à exposição do evento.
E, afinal, por que razão artistas de extremo sucesso aceitam fazer o espetáculo a custo zero? Tudo pela exposição! De acordo com a revista People, não é difícil que após a apresentação de um artista no evento os streams disparem no dia seguinte assim como as vendas de álbuns e turnés cresçam a um nível alucinante.