
Nuno Brito é um dos concorrentes mais falados desta edição do Big Brother. E os comentadores estão divididos em relação ao jogo do nortenho.
Leia ainda: Big Brother: Afinal, o que escondem Nuno e Lisa? Já se conheciam? Toda a verdade
“Há uma linha que separa a crítica construtiva da humilhação gratuita”
Quem não tem gostado nada do que tem ouvido na TVI é a equipa de Nuno Brito. E, esta quinta-feira, 24 de abril, nas redes sociais do concorrente, deixaram um comunicado em que mostraram a sua revolta pelos comentários feitos por alguns comentadores do programa. “Temos assistido a um julgamento constante da sua pessoa, baseado em comportamentos e atitudes que, muitas vezes, são exagerados ao extremo por quem assiste, e distorcidos por parte de alguns comentadores. (…) O que mais nos entristece — e preocupa — é ver comentadores que, ao invés de analisarem o jogo com imparcialidade, recorrem a ataques pessoais, críticas destrutivas e, por vezes, humilhações públicas. Termos como ‘lixo’, ‘plástico’, ‘cambada de macacos’, ‘planta bonita’, ‘arrogante’, ‘egocêntrico’, entre outros, foram proferidos com uma leveza assustadora. Isto não é comentário — é desrespeito”, pode ler-se.
Os comentadores da TVI são ainda acusado de “humilhação gratuita” ao concorrente. “É importante frisar: não estamos a pedir elogios, nem pretendemos manipular narrativas. Mas exigimos — com todo o direito — que se comente o jogo, e não a pessoa. Há uma linha que separa a crítica construtiva da humilhação gratuita, e essa linha tem sido repetidamente ultrapassada. Pedimos que se lembrem que muitos de vós, comentadores, já estiveram do outro lado. Já foram concorrentes. Já foram julgados, apedrejados e incompreendidos. Na altura, tudo o que queriam era respeito. Hoje, pedimos o mesmo”.
A equipa de Nuno Brito deixou ainda uma mensagem de reflexão. “(…) Que este seja um apelo à consciência. Que possam comentar sem instigar ódios, sem rebaixar ninguém, seja quem for. Se procuram a ‘essência dos reality shows’, então sejam o exemplo daquilo que tanto exigem dos outros: respeito, empatia e humanidade. Nuno é uma pessoa. Como todos nós. E merece, no mínimo, ser tratado como tal”.
Veja também: Big Brother: Concorrente acusa pressão e ameaça desistir do reality show
Texto: Carolina Marques Dias Fotos: redes sociais