A vida de uma francesa de 53 anos tornou-se um pesadelo depois de ter sido enganada por um falso Brad Pitt. Os contornos desta história são ainda mais bizarros à medida que os detalhes vão sendo divulgados - o que fez com que o verdadeiro ator se pronuncia-se. Já lá iremos.
Tudo começou em fevereiro de 2023 durante as férias da família. Como contou ao "Sept à huit", da TF1, citada pela franceinfo, Anne decidiu criar uma conta no Instagram e publicar fotografias da sua viagem de esqui. Entretanto, coloca gostos em algumas fotografias de Brad Pitt e, rapidamente, recebe uma mensagem de uma pessoa que se apresenta como Jane Etta Pitt, a mãe do ator. Ali estabeleceu-se uma ligação que durou vários meses, criando-se uma 'amizade'.
Posteriormente, Anne recebeu outra mensagem, mas desta vez de alguém que finge ser o próprio ator que lhe diz o seguinte: "A minha mãe falou-me muito sobre ti". A designer de interiores, inicialmente desconfiada, começa a "cair no feitiço" do burlão, que lhe envia montagens de fotografias e vídeos adulterados, gravados com a voz do de Brad Pitt. Como? São os chamados 'deepfakes' criados com inteligência artificial, que conseguem reproduzir o rosto e a voz de qualquer pessoa.
Mas desengane-se se pensa que Anne - que estava a passar por um divórcio - foi facilmente manipulada. O burlão enviou-lhe fotografias de passaportes falsos, incluindo o do agente de Brad Pitt, e até se fez passar por uma das filhas do ator, Shiloh. A vítima tentou verificar se estaria mesmo a falar com o norte-americano, mas deixou-se levar por uma espiral de mentiras e convenceu-se que estava numa relação à distância com a estrela de Hollywood.
Burlão disse sofrer de cancro nos rins
Depois vêm os pedidos de dinheiro: primeiro, nove mil euros em taxas alfandegárias para os presentes de luxo que lhe teria comprado e que não pôde pagar, por causa do divórcio com Angelina Jolie, de quem está separado desde 2016. De seguida, o burlão garantiu que sofria de cancro nos rins e precisava de uma transferência para financiar o seu tratamento. Mais uma vez, usou a desculpa das suas contas estarem bloqueadas devido ao processo judicial. Anne - cujo cancro está em remissão - transferiu então quase todo o dinheiro que recebeu durante o divórcio, ou seja, 775 mil euros euros, para uma conta na Turquia.
'Por fim, divorciados': Depois de oito anos, Angelina Jolie e Brad Pitt chegam a acordo
Este golpe durou um ano e meio, até que o verdadeiro Brad Pitt oficializou a relação com Ines Ramon. Na altura, a francesa pediu explicações ao burlão, que chegou a enviar-lhe uma notícia, claramente falsa, que desmente a informação e torna oficial o suposto namoro com Anne. Desta vez, a vítima finalmente compreendeu, também com a ajuda da filha, que estava a ser manipulada e apresentou queixa.
Anne ficou completamente desvastada: tentou o suicídio por três vezes e foi hospitalizada, a seu pedido, numa clínica hospitalizada em depressão. Depois de pagar um total de 830 mil euros ao burlão, a vítima foi obrigada a vender a sua casa e os seus móveis.
Esta terça-feira, 14 de janeiro, um porta-voz de Brad Pitt (o verdadeiro desta vez) reagiu: "É horrível que os burlões estejam a aproveitar-se da forte ligação dos fãs com celebridades", disse ao Entertainment Weekly, frisando que este caso serve para lembrar a importância de "não responder a mensagens online não solicitadas, especialmente de atores que não estão presentes nas redes sociais".
Alvo de chacota nas redes sociais
E o pesadelo não acabou por aqui. Desde que a reportagem foi para o ar, a história de Anne tornou-se viral e foi amplamente comentada nas redes sociais, tornando-se alvo de chacota. Por este motivo, o "Sept à huit" decidiu retirar a reportagem das suas plataformas por ter "desencadeado uma onda de assédio contra uma testemunha".
No entanto, não foi suficiente. No canal de Youtube 'Legend', a designer de interiores lançou duras críticas:"Nesta reportagem, a única coisa que será recordada é: 'a Anne apaixonou-se por um falso Brad Pitt'. No entanto, para começar, nunca traí o meu marido na minha vida", começou por dizer, destacando que é " uma mulher atenciosa" e não "louca ou tola como algumas pessoas dizem" nas redes sociais.
"De facto, fui enganada, admito, e foi por isso que testemunhei, porque não sou a única neste caso", afirmou, antes de lamentar o facto de "já não ter um teto": "A minha vida é uma caixa de seis metros quadrados com algumas caixas lá dentro". Anne também atacou o programa da TF1: "O jornalista passou dois dias a entrevistar-me e só se lembrou do que não se deveria ter lembrado, na verdade, para manchar a minha imagem apenas com o propósito de ganhar uma audiência", afirmou, acrescentando que o programa também terá mentido sobre a relação com a filha ser distante.
Onde vive o burlão? Hacker garante tê-lo encontrado (e há outro famoso ator envolvido)
No mesmo vídeo, Marwan Ouarab, fundador do site Find My Scammer, uma empresa para ajudar vítimas de burlas online, garantiu ter conseguido identificar o autor da burla. Como? Através de um link com uma armadilha que permitia o acesso a todo o seu telemóvel. O hacker afirmou que o homem em questão é da Nigéria e já fez várias outras vítimas, fazendo-se também passar por Keanu Reeves.
E não estará a agir sozinho, mas sim com "um pequeno grupo de três ou quatro pessoas relativamente jovens". "Só no dispositivo do falso Brad Pitt, contabilizámos 34 vítimas", revelou, garantindo que o principal criminoso, que descreve como "um grande sociopata", deverá ser detido "nos próximos dias" e Anne poderá recuperar parte do valor que transferiu.