Patrícia Tavares, Ricardo Pereira, Mariana Monteiro e Bárbara Branco são quatro dos vários atores que compõem o elenco da nova aposta de ficção da SIC, A Herança. Entre eles, contudo, falta um nome, igualmente de peso, e cuja personagem promete chamar toda a atenção: a de José Mata.

No dia aberto da SP Televisão, produtora que desenvolve este projeto juntamente com a estação de Paço de Arcos, o site Fama Show esteve à conversa com o ator. Sobre a novela, adiantou que tem "uma história simples, mas com muitos segredos e muito conflitos, muito bem escrita e muito pensada".

"Acontece tanta coisa nos primeiros 10, 20, 30 episódios que nós próprios quando estávamos a ler tivemos que voltar para trás e ler outra vez. Eu sinceramente já fiz algumas novelas e nunca tinha lido nada com tanta rapidez, intensidade e as coisas acontecem mesmo a um ritmo vertiginoso", contou ainda.

Patrícia Tavares radiante ao lado da filha em noite de estreia - Veja as imagens


Claro é que, para José Mata, não é difícil que qualquer espetador fique com muita vontade de saber o que é que vai acontecer. Inclusive, tal acontece com os próprios atores do elenco o que, segundo José Mata, é muito bom sinal. "Há muitas pontas soltas que vão ficando por desvendar", adiantou ainda.

Quem é 'Gonçalo', a personagem que ganha vida com a interpretação de José Mata?

Em declarações exclusivas, José Mata começou por afirmar que sobre o seu 'Gonçalo' não pode expor tudo, até porque ele próprio ainda não conhece todo o trajeto da sua personagem. "Vou lendo todos os dias", explicou. Mesmo assim, há certas caraterísticas gerais que fez questão de partilhar.

"O Gonçalo vive com o pai na herdade, numas casas, já há muitos anos. O pai trabalha na serração, trabalha para a empresa dos Novais. E o Gonçalo é o equitador da herdade, ou seja, desde miúdo que tem contacto com cavalos, tornou-se um expert em equitação", destacou o ator.

SIC | André Antunes
SIC | André Antunes Fama Show

Além disso, esta personagem, apesar de ser a chamada típica "boazinha", na verdade irá ter várias camadas. Esta decisão foi tomada por José Mata em conversa com Manuel Amaro da Costa, o coordenador do projeto, que o ator reencontra passados vários anos da sua estreia na sua "primeira novela da noite", e Daniel Oliveira.

" Nós atores temos sempre um bocadinho de preconceito com os 'bonzinhos' porque são os mais difíceis de fazer. Aqui, não é mais um 'bonzinho', não é um rapaz normal. Tem muito mais coisas que o definem e isso tem sido um desafio todos os dias. [Escolhemos ir pelo caminho mais difícil ".

Uma experiência única e nova para José Mata

Sendo 'Gonçalo' um apaixonado por cavalos, o site Fama Show quis perceber ainda qual a ligação de José Mata a estes animais. "Eu adoro, mas vou ser sincero, não montava há para aí 20 anos, talvez. Montei quando era muito novo", revelou, dando logo a seguir a experiência única que viveu nas gravações da novela.

"A cada filho que nasce há uma morte e um renascimento" — Dânia Neto sobre o regresso à televisão


"Nunca tinha galopado e galopei a primeira vez aqui e quase sem querer, porque tínhamos que fazer umas imagens do 'Gonçalo' só a montar, a passear na herdade, e de repente eu disse ao meu equitador 'olha e se experimentássemos agora galopar?' e ele 'podes experimentar. Acho que estamos em segurança'", deu a saber José Mata.

De acordo com a afirmação do ator "foi muito giro". "Todas as cenas com cavalos são muito interessantes. Claro que são exigentes, é preciso ter cuidado e é preciso estarmos em segurança, mas tem corrido sempre tudo bem. Nenhum susto, nada, para já não e espero que se mantenha assim", concluiu, por fim.