Em janeiro, Georgina Rodríguez deu que falar depois de ter escondido os rostos dos filhos com emojis, surgindo assim, mais uma vez, a questão: deve-se ou não 'expor' os filhos nas redes sociais? Neste sentido, o site do Fama Show elaborou uma lista de famosos que têm uma posição vincada em relação a este tema.


Melania Gomes


Fama Show


A minissérie 'Adolescência', da Netflix, que aborda o bullying, a masculinidade tóxica e o impacto das redes sociais foi um sucesso a nível mundial. Melania Gomes fez um publicação sobre a minissérie e foi questionada no podcast "40 minutos", do Observador, sobre as suas preocupações tendo uma filha, Mafalda, de cinco anos.

"No início, talvez tenha publicado algumas coisas, por exemplo ao sair do hospital, e depois comecei a perceber o perigo que é expor os nossos filhos nas redes sociais. Imediatamente acabei com isso, nem sequer de costas, nem sequer a voz, nem rotinas nem nada", afirmou.

"Nós temos de ser inteligentes e utilizarmos as redes sociais para nosso favor, não contra nós. Expor os filhos, eu acho que é assustador. Ainda bem que muitas pessoas na sequência dessa série estão a deixar de o fazer", acrescentou.


Luisa Sobral


(Oscar Gonzalez/NurPhoto via Getty Images)
(Oscar Gonzalez/NurPhoto via Getty Images) Fama Show


Mãe de quatro filhos, Luisa Sobral muito raramente mostra as crianças - José, Rosa, Camila e Salvador - nas redes sociais. Em 2020, a irmã de Salvador Sobral deu a sua opinião pessoal numa entrevista ao podcast 'Posto Emissor', da BLITZ, e até fez um poema sobre “o filho do famoso”. "A minha profissão é minha. Eles não têm de vir atrás de mim", afirmou.

"Se calhar não devia falar mal das pessoas que fazem isso, mas acho que não devemos expor os nossos filhos. Não temos esse direito, na verdade. Eles têm o direito de escolher, depois, um dia, se querem ou não ser conhecidos", explicou.


Jorge Corrula


Jorge Corrula
Jorge Corrula SIC


O ator é pai de Beatriz, de 12 anos, e de Mel, de cinco anos, frutos da relação de mais de 15 anos com Paula Lobo Antunes. Assim como Luisa Sobral, o casal de atores também não expõe as filhas nas redes sociais. Em 2020, a filha mais nova questionou: "'Pai, porque é que a minha cara nunca aparece?'", como o próprio revelou na sua conta de Instagram. "

"Porque de tantas escolhas que eu tenho de fazer por ti, sinto que essa não me compete a mim", respondeu Jorge Corrula. "'Mas quando eu for grande posso escolher pois posso?'", voltou a perguntar a menina, ao que ator lhe respondeu: "Isso mesmo, vais poder escolher sim".


Jessica Athayde


Jessica Athayde
Jessica Athayde (Tiago Caramujo)


A decisão de Jessica Athayde, juntamente com o agora marido, Diogo Amaral, de esconder o rosto do filho nas redes sociais foi comentada na altura. É que o casal mostrava aos seguidores fotografias e vídeos do pequeno Oliver, de cinco anos, mas entretanto mudou de ideias.

"Decidimos, quando o Oliver fez dois anos, que já tínhamos esticado a corda. Não condeno quem mostra os filhos, mas sinto que o Oli foi no comboio da minha exposição”, disse a atriz em conversa com Júlia Pinheiro nas tardes da SIC, no ano passado,ao ver uma foto em que o menino surge com um emoji no rosto.

"No primeiro ano, ele seguiu um caminho publicitário. Depois da pandemia é que eu percebi que esta exposição não seria boa para a personalidade dele. Para além disso, ele odeia fotografias”, explicou. Diogo Amaral também não expõe o rosto do filho mais velho, Mateus, fruto da relação terminada comVera Kolodzig.


Mostrar ou não os rostos dos filhos nas redes sociais? Sem dúvidas, Mafalda Sampaio responde!


Marisa Liz


Marisa Liz
Marisa Liz SIC


A cantora tem dois filhos, Beatriz, de 17 anos, e João, de dez anos, e gosta de manter a sua vida pessoal o mais privada possível. Em 2022, durante o podcast 'Posto Emissor', da BLITZ, Marisa Lizdestacou: “Eu acho que não posso tomar a decisão, pelos meus filhos, de expor a vida deles sem eles terem idade para tomar essa decisão. Se calhar, pode acontecer eles ficarem chateados porque esta geração é tão disso e eles dizerem: ‘Todos os meus amigos estão na Internet e eu não estou, não há registos meus’ […] Eu não sei se estou a fazer mal, a fazer bem. Ser mãe é tão difícil. Aquilo que eu tentei fazer, foi ter bom senso”.

Na altura, a artista explicou que a filha mais velha - que na altura tinha 14 anos - já tinha Instagram, mas em relação ao filho (que tinha oito anos) "está fora de questão aparecer". "O João tem direito à liberdade dele e a liberdade dele passa por ele tomar a decisão de escolher a religião que quer seguir, se quiser seguir alguma, se quer aparecer ou não, do que é que vai fazer na vida, quem é que são os amigos dele. Essa liberdade tem de ser educada também, acho eu”, salientou.


Benedita Pereira


SIC Mulher | What's Up TV


A atriz foi mãe pela primeira vez em fevereiro de 2020 e optou por evitar mostrar o rosto do pequeno Álvaro, de cinco anos, fruto da relação com Francisco Eduardo Roldão. Dois anos depois do nascimento do menino, Benedita Pereira explicou o motivo.

Eu não mostro a cara do meu filho por razões de segurança e privacidade, afirmou na legenda de uma fotografia sua de infância. "Hoje perco a cabeça e mostro-vos a minha que é igualzinha à dele. É que até faz impressão”, revelou, na altura.


Cristina Ferreira


Cristina Ferreira
Cristina Ferreira Rita Franca/NurPhoto via Getty Images


A apresentadora nunca mostrou o filho, Tiago, nas redes sociais. "O pai do Tiago [António Casinhas] tem um perfil privado e partilha com os amigos dele”, contou Cristina Ferreira no programa das manhãs da TVI, em 2023, enquanto conversava com Leonor Seixas.

Eu nunca mostrei o Tiago e é do melhor que há, é uma sensação muito boa. Ele tem 15 anos, já começa a ir comigo a sítios. Não vou impedir o miúdo. Agora, já tem muita noção de quem eu sou, do que é a minha vida e isso tudo. Portanto, um dia destes se ele aparecer não há problema nenhum. Aliás, já estive em sítios públicos com ele e não me importei nada que estivessem lá. Agora, eu continuo a não mostrá-lo nas minhas redes porque acho que não é preciso, nós é que somos públicos”, explicou.