É hoje, 12 de dezembro, que a BLITZ celebra 40 anos de existência com uma grande festa na Meo Arena, em Lisboa.
As portas abrem às 19h00 e a partir das 20h30 há concertos de MARO, Gisela João (21h45), Xutos & Pontapés (23h00) e Capitão Fausto (00h15). Também Rui Pregal da Cunha subirá ao palco, como DJ e animador da festa.
Estão à venda os últimos bilhetes.
A noite começa com uma atuação da cantora-compositora MARO. Vencedora do Festival da Canção em 2022 com o tema ‘Saudade, Saudade’, a multi-instrumentista portuguesa tem lançado discos com letras em português e inglês, bem como colaborações com músicos brasileiros e espanhóis, como aconteceu em ‘Juro que Vi Flores’, tema gravado com Milton Nascimento e, mais tarde, com a catalã Sílvia Pérez Cruz.
“Can You See Me?”, de 2022, e “hortelã”, de 2023, distinguido este ano com o prémio José Afonso, são os seus lançamentos mais recentes.
Segue-se, às 21h45, a homenagem de Gisela João a José Afonso, José Mário Branco e outros autores de Abril.
Em 2025, a artista de Barcelos irá lançar um novo álbum, composto pelas versões que hoje apresentará na festa da BLITZ, como a de ‘Morte Saiu à Rua’, já revelada.
No alinhamento, Gisela João não esquecerá também as canções da sua lavra.
Veteranos e ‘reis’ do rock feito em Portugal, e em português, os Xutos & Pontapés sobem ao palco às 23h00.
Na MEO Arena, apresentarão um alinhamento recheado de êxitos, com a canção mais antiga a remontar a 1981 - trata-se de ‘Sémen’, o primeiro single da banda, editado no final daquele ano pela Rotação, editora do radialista António Sérgio. A não perder.
A noite termina com um concerto dos Capitão Fausto, que começam a tocar às 00h15 e à festa da BLITZ levarão um alinhamento que percorre vários momentos da sua carreira. Este ano, a banda de Lisboa lançou o seu quinto álbum, “Subida Infinita”.
“Foi um ano muito transformativo, de novos capítulos, e, nesse sentido, dezembro é a altura perfeita para fazermos uma reflexão sobre o que aconteceu”, explicou o vocalista dos Capitão Fausto, Tomás Wallenstein, no Posto Emissor. “Em jeito de apanhado, [vamos] festejar com quem estiver connosco."
Ao ‘elenco’ da festa da BLITZ junta-se ainda Rui Pregal da Cunha, como DJ e animador. No podcast da BLITZ, o vocalista de Heróis do Mar e LX-90 prometeu passar "música dos 40 anos de BLITZ", portuguesa e internacional", esta última com um cunho mais britânico do que americano.
Os últimos bilhetes para a festa BLITZ 40 anos estão à venda.