Nick Cave respondeu a uma fã que o questionou sobre se considerava que as celebridades são “demasiado" bem pagas.

A fã, identificada como "Carol", escreveu a Cave através do website “Red Hand Files” afirmando-se “frustrada” com a chamada “cultura das celebridades”, acusando os artistas de receberem “demasiado dinheiro” ao passo que os trabalhadores de “serviços” que lhes permitem terem esse salário não o são.

Começando por dizer que tem passado os últimos dias no estúdio, Cave admitiu que “talvez” as celebridades sejam pagas em demasia, mas acrescentou: “a minha política é a de aceitar o dinheiro quando chega, desde que não comprometa a integridade da obra".

“Bem sei que as pessoas formam conexões pessoais profundas com as minhas canções, pelo que para preservar a sua essência tenho muitas cautelas no que à sua exploração diz respeito”, continuou. “Às vezes, esta abordagem resulta, noutras, fica aquém. Nada recebo por muito do meu trabalho, como neste website - daí considerá-lo muito recompensador: os benefícios que recebo são espirituais e não remunerativos".

Dizendo-se algo insultado pelos comentários de “Carol”, Cave ainda tentou brincar com o assunto: “talvez por ser cedo e ainda não ter bebido café, mas sinto que a tua carta é um pouco mesquinha. Contém um ressentimento que corrompe: uma postura moral e indignada, em que culpamos os outros por nos sentirmos impotentes”.

“O ressentimento não é bom, nem para o teu coração, nem para a tua alma, nem para a tua digestão. Não é bom para nada”, completou. “Há muita coisa neste mundo que nos deixa frustrados: talvez a ‘cultura das celebridades’ seja uma delas, e podemos gastar as nossas energias a sentirmo-nos permanentemente irritados, mas isso resulta em quê? Faz bem em quê? É duro para mim saber que estás infeliz, Carol”.

“Sinto-me muito grato por ser pago para fazer um trabalho que adoro e pelo qual não sinto menos que uma gratidão profunda, por estar nesta posição privilegiada. Mas concordemos nesse ponto: as celebridades recebem demasiado dinheiro”.