Morreu Peter Yarrow, membro fundador do grupo folk Peter, Paul & Mary, aos 86 anos.

A sua morte foi confirmada pelo seu publicista ao “The New York Times”, esta terça-feira. Peter Yarrow encontrava-se a lutar contra um cancro na bexiga.

A sua carreira arrancou no início dos anos 60, após se licenciar pela Universidade de Cornell, em Ithaka (EUA), e se mudar novamente para Nova Iorque, onde nasceu. Na cena folk de Greenwich Village, onde então Bob Dylan dava também os seus primeiros passos, Yarrow conheceu Mary Travers e Noel Paul Stookey, com quem formou os Peter, Paul & Mary.

O primeiro álbum do trio, homónimo, foi lançado em 1962 através da Warner e conta com uma versão de ‘If I Had a Hammer’ canção de Pete Seeger, antigo colaborador de Mary Travers. Os Peter, Paul & Mary especializaram-se, aliás, em versões de canções compostas por outros artistas, como ‘Blowin’ in the Wind', de Bob Dylan, a qual interpretaram na Marcha Sobre Washington, organizada por Martin Luther King, um marco na luta pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos.

Entre os seus temas originais de maior sucesso está ‘Puff, the Magic Dragon’, canção editada em 1963 que é hoje considerada um clássico da música para crianças. Os Peter, Paul & Mary encerraram atividades em 1970, reunindo-se oito anos depois. Findaram definitivamente em 2009, com a morte de Mary Travers.

Em 1970, Yarrow foi acusado de abusar sexualmente de uma rapariga de 14 anos, tendo sido perdoado pelo então presidente Jimmy Carter. Em vida, várias outras mulheres acusaram o músico de crimes semelhantes, casos que sempre recusou comentar publicamente.

Compre aqui a revista especial BLITZ 40 anos, uma edição histórica em formato ‘bookazine’ (132 páginas, papel melhorado) que coloca em destaque os 40 melhores discos da música portuguesa desde a fundação da marca BLITZ.